Indução a Docência em Processos Colaborativos: as Experiências Formativas ao Longo da Escolarização e Formação (2011 a 2021)

  • Magna Aparecida da Silva Matos UFR
  • Rosana Maria Martins UFR
  • Adriana dos Reis Clemente SEDUC-MT

Resumo


Este artigo discute alguns resultados obtidos em uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento de caráter bibliográfico e documental. Teve como objetivo apresentar as buscas efetuadas em bancos de dados nas plataformas Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia/Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (IBCT/BDTD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2021, a fim de expor os trabalhos que versam sobre indução profissional de professores iniciantes. As questões norteadoras foram: Qual o volume de pesquisas apresentado nos últimos 10 anos sobre indução à docência? Que índice, desse quantitativo, tem programas organizados a partir de processos colaborativos? As experiências formativas destes docentes, são consideradas como fonte de aprendizagens? Com o propósito de identificar estudos e pesquisas que abordem os projetos ou iniciativas de indução à docência e programa de acompanhamento ao professor no início da sua carreira profissional. Os dados foram levantados e analisados com auxílio de graduandos e mestrandos. O estudo apontou que até o momento as propostas de indução são provenientes de projetos que agregam Universidade x Secretarias e redes de educação, demonstrando que há poucas políticas públicas que preveem programas brasileiros sobre indução à docência.

Palavras-chave: Indução profissional, Professores iniciantes, Estado do Conhecimento

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Publicado
08/11/2021
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MATOS, Magna Aparecida da Silva; MARTINS, Rosana Maria; CLEMENTE, Adriana dos Reis. Indução a Docência em Processos Colaborativos: as Experiências Formativas ao Longo da Escolarização e Formação (2011 a 2021). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1868-1881. ISSN 2447-8776.