Indução a Docência em Processos Colaborativos: as Experiências Formativas ao Longo da Escolarização e Formação (2011 a 2021)
Resumo
Este artigo discute alguns resultados obtidos em uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento de caráter bibliográfico e documental. Teve como objetivo apresentar as buscas efetuadas em bancos de dados nas plataformas Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia/Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (IBCT/BDTD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2021, a fim de expor os trabalhos que versam sobre indução profissional de professores iniciantes. As questões norteadoras foram: Qual o volume de pesquisas apresentado nos últimos 10 anos sobre indução à docência? Que índice, desse quantitativo, tem programas organizados a partir de processos colaborativos? As experiências formativas destes docentes, são consideradas como fonte de aprendizagens? Com o propósito de identificar estudos e pesquisas que abordem os projetos ou iniciativas de indução à docência e programa de acompanhamento ao professor no início da sua carreira profissional. Os dados foram levantados e analisados com auxílio de graduandos e mestrandos. O estudo apontou que até o momento as propostas de indução são provenientes de projetos que agregam Universidade x Secretarias e redes de educação, demonstrando que há poucas políticas públicas que preveem programas brasileiros sobre indução à docência.
Referências
ANDRADE, Roberta Rotta Messias de. A Formação de professores nas dissertações e teses defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação entre os anos de 1999 e 2003. 2006. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
ANDRÉ, Marli E.A.D. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Organização: de André. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. p 364 (Série Estado do Conhecimento, ISSN 1676-0565, n. 6).
ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas e Programas de Apoio aos Professores Iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.145 p.112-129, jan./abr. 2012.
BOGDAN, R.; BIKLEN. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.
CARVALHO, Natalia Assis. As narrativas como mediadoras de reflexões sobre o início da docência. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Jataí, 2020.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/>.
FLORES, M.A. A indução no ensino: desafios e constrangimentos. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000.
GAMBOA, Silvio S. Quantidade-Qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, José C. dos; GAMBOA, Silvio S. (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia/Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (IBCT/BDTD). Disponível em <http://bdtd.ibict.br/>.
MARTINS, Rosana Maria. Estudando e ensinando, aprende- se e ensina-se: as narrativas de si no processo de vir a ser professora. São Carlos – SP. UFSCAR. 2015. Tese doutorado. 324f.
MARTINS, Rosana Maria; ROCHA, Simone Albuquerque da. Narrativa autobiográfica em movimentos de ensino e pesquisa na formação de professores. In: SILVA, Fabiany de Cassia Tavares, ANJOS, Juarez José Tuchinski (Orgs.) Escrita da pesquisa em educação na região Centro-Oeste. Vol 4. Ed: Oeste, MS, 2020. p. 245-263.
SANTOS FILHO, José C. dos. Pesquisa Quantitativa versus Pesquisa Qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José C. dos; GAMBOA, Silvio S. (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
THERRIEN; Silvia M. N.; THERRIEN, Jackes. Trabalhos Científicos e o Trabalho da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos de Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez 2004.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. El A, B, C y D de la formación docente. Madrid: Narcea, 2015.
WONG, H. Induction programmes that keep new teachers teaching and improving. National Association of Secondary School Principal, NASPP Bulletin, n. 88, p. 41-59, 2004.