Olhares Epistemológicos na Prática de Professores de Direito na Perspectiva das Fake News e Pós-Verdades

  • André Luiz Barriento UFMT
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro UFMT

Resumo


Este artigo trata-se de um recorte do projeto de pesquisa de doutorado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, intitulado: "Ciência, Fake News e Pós-Verdades: Olhares Epistemológicos na Prática de Professores de Direito". Após quase dois séculos no Brasil, o ensino jurídico não apresentou mudanças significativas na docência. Na atualidade, a maioria dos estabelecimentos de Ensino Superior particulares não apresentam exigências qualitativas dos docentes para o exercício da atividade, e o modelo pedagógico expressa um apego às aulas expositivas calcadas no dogmatismo retórico. Com a Era da pós-verdade e a crise das fake news, a ruptura do conceito de verdade com os paradigmas científicos renova o desafio para as práticas pedagógicas. A partir do olhar multirreferencial da Teoria da Complexidade, este estudo visa compreender quais os paradigmas epistemológicos utilizados na docência do Direito em Instituições de Ensino Superior particulares em Cuiabá-MT e Várzea Grande-MT e traçar a inter-relação entre o ensino da ciência jurídica e a Era da pós-verdade. Propõe-se como recurso metodológico a Pesquisa Narrativa na busca de compreender, elucidar e gerar novas questões sobre a formação continuada e a evolução epistemológica desses docentes.

Palavras-chave: Epistemologia, fake news, pós-verdade, Professores de Direito

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Publicado
08/11/2021
BARRIENTO, André Luiz; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Olhares Epistemológicos na Prática de Professores de Direito na Perspectiva das Fake News e Pós-Verdades. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1897-1910. ISSN 2447-8776.