Memoriais como Narrativas na Formação Docente

  • Ana Valéria de Figueiredo UNESA
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa UNESA

Resumo


A escrita de memoriais tem sido referendada como uma das práticas curriculares nos processos educativos ligados à Educação a Distância. Essa escrita, narrativa por excelência, conta as passagens e marcos ligados à formação profissional, imbricados com a formação pessoal. Partindo desse ponto de vista, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a escrita de memoriais como relatos (auto)biográficos de formação profissional e pessoal e também como estratégia curricular nos processos de EaD. Partimos de um questionário aberto respondido por professores, participantes de um curso de especialização em gestão escolar, sobre as impressões de escrita de seus memoriais e no que estes têm marcado sua trajetória profissional e pessoal. O referencial de análise inicial é baseado na concepção de Josso no que se refere às experiências de vida e formação, numa tentativa de compreensão das respostas apresentadas e no que estas têm-se refletido na história de vida dos alunos como profissionais e, sobretudo, pessoas em formação.

Palavras-chave: Memorial, Narrativa autobiográfica, Formação profissional, Educação a distância

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Publicado
08/11/2021
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FIGUEIREDO, Ana Valéria de; PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo. Memoriais como Narrativas na Formação Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1960-1970. ISSN 2447-8776.