Hermínia Torquato da Silva: Trajetória no Exercício do Magistério

  • Nilma da Cunha Godoi UFMT

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a discussão que a pesquisa intitulada "Professora Hermínia Torquato da Silva: inserção e percurso profissional (1918/1956)" possibilitou. Trata-se da reconstituição da trajetória de vida da professora Hermínia. A biografia é utilizada enquanto método de investigação na perspectiva de captar a história de vida. O objetivo principal da pesquisa foi o de constatar se questões raciais e de gênero interferiram na carreira profissional da professora. Ao descrever sua trajetória de vida, o suporte teórico teve por base a História Cultural e Oral, para tanto elaborei seu perfil biográfico. Busca-se, pois, reconstruir sua trajetória à luz dos ideais da época, no intuito de compreender o percurso e a figura da professora, moldada pela Escola Normal. A história de vida da professora se destaca pelo embate que se desencadeou diante dos entraves enfrentados por ela no exercício do magistério. Hermínia faz uso de uma coragem não muito encontrada nas mulheres de sua época, e passa ao longo dos anos a requerer, questionar, protestar, recorrer e, não desistir do direito de exercer sua carreira como professora efetiva. Em sua trajetória é possível perceber a importância dos relacionamentos social, familiar e a luta por espaço na sociedade mato-grossense.
Palavras-chave: Educação, Escola Normal, Relações Raciais

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Publicado
08/11/2021
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GODOI, Nilma da Cunha. Hermínia Torquato da Silva: Trajetória no Exercício do Magistério. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2002-2015. ISSN 2447-8776.