Instituição Escolar em Área de Colonização Recente: São José dos Quatro Marcos-MT (1966-1972)
Resumo
Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Cultura, Memórias e Teorias em Educação. Objetiva trazer a lume as negociações para venda e revenda de terras devolutas de Mato Grosso nas décadas de 1950 e 1960 e os mecanismos para trazer trabalhadores paulistas para áreas em mata nativa desse estado e, nesse contexto, a luta desses migrantes para construir uma instituição escolar em meio a floresta para proporcionar educação escolar aos seus filhos sob uma grama gigantesca de limitações estruturais. A pesquisa tem como referencial teórico metodológico a perspectiva da História Cultural (CHARTIER, 1991). Para composição do artigo utilizamos como fontes históricas a dissertação de Heinst (2003) contendo algumas mensagens do interventor Fernando Correa à Assembleia Legislativa, periódicos do Estado de Mato Grosso dos anos 1950 e 1960, trechos do depoimento do senhor Paulo Mendonça, paulista que comprou as terras onde viriam a surgir os municípios de Mirassol d'Oeste e São José dos Quatro Marcos; a obra memorialista de Bordim (2018) abordando o surgimento de São José dos Quaro Marcos e sua primeira instituição escolar, alguns periódicos do Correio Cacerense de 1970 trazendo publicações acerca das escolas rurais de São José dos Quatro Marcos e Mirassol d'Oeste. O recorte temporal da pesquisa se justifica pelo momento em que a Escola Rural Mista Duque de Caxias foi construída, em 1966, dando início às aulas no ensino primário e 1972, por ser oúltimo ano em que apenas o ensino primário foi oferecido no povoado, pois, em 1973, com a chegada de dois professores normalistas, iniciou-se, também, o ensino secundário.
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