A Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso: a Criação de uma Instituição Centenária

  • Claudineia Paula Dos Santos UFMT
  • Gabrielly Gonçalves de Araujo UFMT
  • Kariny Ribeiro Olegário UFMT
  • Jeovana Rodrigues Da Silva UFMT
  • Melinda Anacleto do Nascimento UFMT

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo analisar como se deu a criação da Escola de Aprendizes Artífices, posteriormente denominada de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Para realização deste estudo, foram utilizadas fontes bibliográficas, como dissertações e artigos sobre a temática e documentos sobre a fundação. A criação da Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso se deu através de uma necessidade dos governantes da época de qualificar mão de obra, sendo assim o ex presidente Nilo Peçanha prolongou o decreto n° 7.566, que tinham o projeto de formar os adolescentes e jovens menos desprovidos e provenientes da classe proletariado para qualificar essas pessoas para o mercado de trabalho e afastá-las da vida do crime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na disciplina de História da Educação I no Curso de Pedagogia. Foi possível perceber que a criação da educação profissional foi realizada para que os filhos dos proletários não viessem a cometer crimes, nem futuros problemas para o estado e teriam “dignidade” para viverem, pois para o governo os excluídos da sociedade representava uma ameaça constante para eles, e dessa maneira reduziria os números dos “Desfavorecidos” e teriam trabalhadores aptos para attender as demandas da sociedade.

Palavras-chave: Instituto Federal, Educação Profissional, Educação-Mato Grosso

Referências

Publicado
08/11/2021
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SANTOS, Claudineia Paula Dos; ARAUJO, Gabrielly Gonçalves de; OLEGÁRIO, Kariny Ribeiro; SILVA, Jeovana Rodrigues Da; NASCIMENTO, Melinda Anacleto do. A Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso: a Criação de uma Instituição Centenária. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2043-2051. ISSN 2447-8776.