A Relação entre a Escola Pública e o Colégio Maria Auxiliadora do Coxipó da Ponte – Cuiabá/MT (1917-1930)

  • Roberto Costa Silva UFMT
  • Elizabeth Figueiredo de Sá UFMT

Resumo


Este trabalho tem como temática A relação entre a Escola Pública e o Colégio Maria Auxiliadora, ambas no Coxipó da Ponte – Cuiabá/MT (1917-1930). Buscou-se responder como ocorreu o processo relacional entre a Escola Pública do Coxipó da Ponte e o Colégio Maria Auxiliadora durante os anos de 1917 à 1930?. O Objetivo Geral é compreender a relação entre as duas instituições, sendo uma pública e a outra de cunho particular/religiosa. Os objetivos específicos são: contextualizar a criação das instituições escolares no Coxipó da Ponte – Cuiabá no período delimitado; identificar o perfil das duas instituições naquele período, contextualizando os momentos de sua criação; conhecer o perfil das infâncias atendidas pelas instituições na região. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, utilizando-se da Operação Historiográfica, nos conceitos de Michel de Certeau (1999). Para o referencial teórico, baseou-se nos pressupostos da História das Instituições Escolares. Assim, os autores escolhidos foram Sá e Siqueira (1998), Sá (2007), Sanfelice (2007), Magalhães (2004). A partir da análise, percebeu-se que as irmãs estabeleceram a relação com a instituição pública do Coxipó da Ponte com o intuito de melhorar as condições financeiras que a instituição religiosa estava passando.

Palavras-chave: Escola Pública, Colégio Maria Auxiliadora, Coxipó da Ponte, Instituição Escolar, Filhas de Maria Auxiliadora

Referências

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Publicado
08/11/2021
SILVA, Roberto Costa; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. A Relação entre a Escola Pública e o Colégio Maria Auxiliadora do Coxipó da Ponte – Cuiabá/MT (1917-1930). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2052-2063. ISSN 2447-8776.