Um Percurso Interpretativo Possível n’A Violeta: Possibilidades com Carlo Ginzburg

  • Dálete C. S. Heitor de Albuquerque UFMT
  • Elizabeth Figueiredo de Sá UFMT

Resumo


Este texto apresenta possibilidades de uso de alguns conceitos de Carlo Ginzburg em projetos de pesquisa, do campo da História da Educação, com objetos que orbitem nas temáticas de imprensa feminina, história das mulheres, educação e formação de leitoras. O historiador nasceu em Turim, filho de intelectuais e foi professor em universidades na Itália e nos Estados Unidos. Esta reflexão de cunho bibliográfico tenta dar conta de um possível diálogo com base no autor, para pesquisa de doutoramento em educação e irá se pautar em alguns conceitos que ele apresenta nos livros "O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício"; "Mito, emblemas, sinais: morfologia e História"; e "Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância". Neles, o autor apresenta uma proposta metodológica pautada nos procedimentos do Paradigma Indiciário, discute o conceito de Representações e, também, coloca no patamar de fonte o uso de textos literários para dar suporte às representações de períodos passados e grupos sociais.

Palavras-chave: Carlo Ginzburg, Análise documental, História da Educação, Imprensa Periódica

Referências

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Publicado
08/11/2021
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ALBUQUERQUE, Dálete C. S. Heitor de; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. Um Percurso Interpretativo Possível n’A Violeta: Possibilidades com Carlo Ginzburg. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2078-2089. ISSN 2447-8776.