A Formação do Corpo Docente das Escolas Rurais de Mato Grosso durante o Estado Novo
Resumo
Este trabalho apresenta resultados finais da pesquisa sobre a formação do corpo docente das escolas rurais de Mato Grosso durante o Estado Novo. Tem como objetivo geral pesquisar e investigar, respectivamente, nas produções acadêmicas, livros e obras memorialísticas, nos arquivos públicos e documentos sobre as escolas primárias rurais no cenário nacional e regional durante tal período. Os objetivos específicos consistiram em ler e se apropriar do referencial teórico que foi importante para subsidiar a análise dos documentos, além de socializar a pesquisa em publicações e apresentações de eventos científicos. A temática desta pesquisa faz-se muito importante, pois ela visa contribuir para a compreensão de parte da história da educação no que diz respeito a formação do corpo docente. No período do Estado Novo houve uma ampliação no número de escolas rurais. Tal acontecimento estava também associado aos debates educacionais motivados pelo Ruralismo Pedagógico, termo que teve grande repercussão em Mato Grosso. A pesquisa realizada é de cunho científico e historiográfica. O estudo está embasado em uma análise exploratória e, para dar conta do objeto de pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico, com a análise de documentos localizados no acervo virtual do grupo GEM da UFMT.
Referências
DALMAZ, Daiane Santos Silva. Campanha Nacional da Educação Rural, Ruralismo pedagógico e a Educação do Campo: Rupturas e continuidades. Brasil: 2013.
LEITE, Gervásio. Aspecto Mato-Grossense do Ensino Rural. Brasil, 1942.
MENDES, Francisco Alexandre Ferreira. APMT lata 1938. Cuiabá (MT), Diretoria Geral da Instrução Pública nº 586, 15 dez. 1938
______. APMT - Impresso. Cuiabá (MT), 25 fev. 1944.
MENNUCCI, Sud. O Professor Primário das Zonas Rurais: Formação, Aperfeiçoamento, Remuneração e assistência. Goiânia (GO), 1942.
PRADO, Adonia Antunes. Ruralismo pedagógico no Brasil do Estado Novo. Buenos Aires; Clasco 1995. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 fev. 2020