A Formação do Corpo Docente das Escolas Rurais de Mato Grosso durante o Estado Novo

  • Karoline Aparecida Soares do Nascimento UFMT

Resumo


Este trabalho apresenta resultados finais da pesquisa sobre a formação do corpo docente das escolas rurais de Mato Grosso durante o Estado Novo. Tem como objetivo geral pesquisar e investigar, respectivamente, nas produções acadêmicas, livros e obras memorialísticas, nos arquivos públicos e documentos sobre as escolas primárias rurais no cenário nacional e regional durante tal período. Os objetivos específicos consistiram em ler e se apropriar do referencial teórico que foi importante para subsidiar a análise dos documentos, além de socializar a pesquisa em publicações e apresentações de eventos científicos. A temática desta pesquisa faz-se muito importante, pois ela visa contribuir para a compreensão de parte da história da educação no que diz respeito a formação do corpo docente. No período do Estado Novo houve uma ampliação no número de escolas rurais. Tal acontecimento estava também associado aos debates educacionais motivados pelo Ruralismo Pedagógico, termo que teve grande repercussão em Mato Grosso. A pesquisa realizada é de cunho científico e historiográfica. O estudo está embasado em uma análise exploratória e, para dar conta do objeto de pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico, com a análise de documentos localizados no acervo virtual do grupo GEM da UFMT.

Palavras-chave: Formação docente, Ruralidade, Cultura escolar

Referências

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Publicado
08/11/2021
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NASCIMENTO, Karoline Aparecida Soares do. A Formação do Corpo Docente das Escolas Rurais de Mato Grosso durante o Estado Novo. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2130-2140. ISSN 2447-8776.