Processo Educacional no Brasil: Breve Contextualização da Educação Inclusiva

  • Fernanda Trevisan UNEMAT
  • Rosely A. Romanelli UNEMAT

Resumo


Este artigo visa contextualizar o processo histórico da educação inclusiva no Brasil. Assim, a educação inclusiva hoje tão discorrida nas escolas, universidades e na sociedade, não aconteceu de um dia para outro. Foi um longo caminho, com muitas lutas e debates, as quais visavam a conquistas de direitos e garantias de inclusão, haja vista, que antes as pessoas com deficiência eram segregadas da sociedade, devendo as mesmas permanecerem reclusas em suas casas, prisões ou instituições especiais. Portanto, com as conquistas de direitos, os deficientes deixaram de ser abandonados à própria sorte para serem tratados como pessoas que pertencem à sociedade. Nesse contexto, podemos evidenciar que as pessoas com deficiência passam a ser vista, e com elas surge a necessidade de readequação das unidades escolares, quebra de paradigmas e mudanças sociais, educacionais e legislativas, para garantir a eficácia do processo de inclusão. Almejamos que este artigo possa contribuir para a compreensão do processo inclusivo, bem como direcionamento para a percepção da individualidade de cada ser e de suas potencialidades.

Palavras-chave: História da educação, Educação inclusiva, Ensino Regular

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Publicado
08/11/2021
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TREVISAN, Fernanda; ROMANELLI, Rosely A.. Processo Educacional no Brasil: Breve Contextualização da Educação Inclusiva. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2179-2189. ISSN 2447-8776.