Desigualdade na Pandemia: uma Reflexão sobre as Aulas Remotas em Escolas Públicas e Privadas no Município de Cuiabá
Resumo
Sou professora de Geografia há 21 anos na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas do município de Cuiabá. Durante esse período, vivenciei enormes desigualdades sociais, mas nunca deixei que isso atrapalhasse as aulas. No entanto, a pandemia de Covid19, fizeram com que as aulas tivessem que ser realizadas com a utilização de recursos tecnológicos evidenciando a desigualdade de acesso a esses recursos por muitos dos meus alunos da escola pública. Este artigo tem por objetivo demonstrar como a desigualdade ao acesso de recursos tecnológicos (internet, computadores, celulares e tabletes) influenciaram nas aulas dos estudantes das escolas públicas e privadas, durante o período de pandemia. Para dar suporte a este texto, nos pautamos na compreensão da fenomenológica merleaupontiana, associada a Construção Compartilhada de Conhecimentos, que é um método apresentado na Política Nacional de Educação Popular, cuja base se concentra na dialogicidade defendida por Paulo Freire, pela qual a "educação ocorre com os (as) outro (as) e não para os (as) outros (as)". A partir dessa compreensão mostramos como a desigualdade social influenciou na construção de conhecimentos de estudantes das escolas públicas e privadas no município de Cuiabá, e possíveis buscas de superá-la, a partir da ótica fenomenológica de Merleau-Ponty.
Referências
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