Desigualdade na Pandemia: uma Reflexão sobre as Aulas Remotas em Escolas Públicas e Privadas no Município de Cuiabá

  • Loedilza Milicia da Silva UFMT
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


Sou professora de Geografia há 21 anos na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas do município de Cuiabá. Durante esse período, vivenciei enormes desigualdades sociais, mas nunca deixei que isso atrapalhasse as aulas. No entanto, a pandemia de Covid19, fizeram com que as aulas tivessem que ser realizadas com a utilização de recursos tecnológicos evidenciando a desigualdade de acesso a esses recursos por muitos dos meus alunos da escola pública. Este artigo tem por objetivo demonstrar como a desigualdade ao acesso de recursos tecnológicos (internet, computadores, celulares e tabletes) influenciaram nas aulas dos estudantes das escolas públicas e privadas, durante o período de pandemia. Para dar suporte a este texto, nos pautamos na compreensão da fenomenológica merleaupontiana, associada a Construção Compartilhada de Conhecimentos, que é um método apresentado na Política Nacional de Educação Popular, cuja base se concentra na dialogicidade defendida por Paulo Freire, pela qual a "educação ocorre com os (as) outro (as) e não para os (as) outros (as)". A partir dessa compreensão mostramos como a desigualdade social influenciou na construção de conhecimentos de estudantes das escolas públicas e privadas no município de Cuiabá, e possíveis buscas de superá-la, a partir da ótica fenomenológica de Merleau-Ponty.

Palavras-chave: Educação, Desigualdade social, Uso de tecnologia, Pandemia de Covid19

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Notícias. [s.d.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 set. 2021

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, SP: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmica dos nossos tempos 4).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessário à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousar ensinar. São Paulo, SP: Olho d’água, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2000.

IBGE. Disponível em: Agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29431-sintese-de-indicadores-sociais-em-2019-proporcao-de-pobres-cai-para-24-7-e-extrema-pobreza-se-mantem-em-6-5-da-populacao. Acesso 07 set. 2021

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. 1. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Primado da Percepção e suas consequências filosóficas. Tradução: Silvio Rosa Filho e Thiago Martins - 1. ed. reimp. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017.

PASSOS, Luiz Augusto. Currículo, Tempo e Cultura. 407 f. Doutorado em Educação e Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paul, SP, 2003

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Biblioteca Nacional de Portugal. Edições Almedina, S.A, 2020.

SATO, M et al; Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Loedilza Milicia da; PASSOS, Luiz Augusto. Desigualdade na Pandemia: uma Reflexão sobre as Aulas Remotas em Escolas Públicas e Privadas no Município de Cuiabá. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2222-2236. ISSN 2447-8776.