Aproximações sobre o Projeto de Educação para Todos (EPT) e a Influência do Empresariado Brasileiro na Educação

  • Éber Luiz Ribas IFMT
  • Lucio Ângelo Vidal IFMT

Resumo


Entende-se que a educação brasileira hoje é parte de premissas, diretrizes e de um projeto desenhado pela classe dominante há algumas décadas. Parte-se da leitura de que a crise econômica iniciada nos anos de 1970, contribuiu para a classe dominante criar uma agenda global de realinhamento da educação ao imperialismo, que busca reforçar, naturalizar e contribuir para a expansão e fortalecimento da classe dominante. Nos anos 90, esta estratégia vai ganhar forma de um movimento global chamado Educação Para Todos (EPT) e será operada principalmente por meio de organismos multilaterais, conferências mundiais, Estados Nacionais e empresariado, com foco nos países subdesenvolvidos. A hipótese é a possível atuação conjunta da classe dominante internacional, agindo de forma articulada no setor educacional, buscando suprir a necessidade de produzir uma força de trabalho adaptada e flexível para realização dos lucros, e uma ferramenta ideológica que naturalize a sociedade de classes. O objetivo deste artigo é buscar entender introdutoriamente como esta estratégia de Educação Para Todos é construída, e como ela é operacionalizada, principalmente pelo empresariado, que no Brasil vai se reunir em torno do Movimento Todos Pela Educação (MTPE). O artigo parte da analise documental e bibliográfica para capturar os elementos norteadores, atrelando interesses materiais aos ideológicos, muitas vezes confundidos com interesses gerais da sociedade.

Palavras-chave: Capitalismo, Educação, Empresariado

Referências

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações do mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

MOTTA, Vânia Cardoso da; ANDRADE, Maria Carolina Pires de. O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SUAS DIMENSÕES. Educação & Sociedade [online]. 2020, v. 41 [Acessado 14 Agosto 2021], e224423. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES.224423>. Epub 14 Set 2020. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES.224423.

BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega; AGUIAR, Letícia Carneiro. LDB: projetos em disputa. Da tramitação à aprovação em 1996. Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 407-428, jul./dez. 2016. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>

CANDIOTTO, Cesar. Aproximações entre capital humano e qualidade total na educação. Educar em Revista [online]. 2002, n. 19 [Acessado 24 Setembro 2021], pp. 199-216. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.255>. Epub 04 Mar 2015. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.255.

CERQUEIRA, Jelder Pompeo; RIBAS, Éber Luiz. O pensamento Liberal da Confederação Nacional das Industrias (CNI) e os desdobramentos no projeto de Educação para Classe Trabalhadora In: CAETANO, Maria Raquel; MARQUES, Tatyanne Gomes Marques; Monteiro, Maria M. S. Cordeiro; SANTOS, Arlete Ramos dos (organizadoras). Diálogos sobre políticas educacionais no cenário brasileiro, Curitiba: CRV, 2021.p. (179-193)

CNI-Confederação Nacional da Indústria. EDUCAÇÃO PARA A NOVA INDÚSTRIA: UMA AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL / Confederação Nacional da Indústria, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. – Brasília: CNI, 2007. 54 p.:il. ISBN 978-85-88566-67-5. Disponível [link].

Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtien, Tailândia, de 5 a 9 de março de 1990. Visto em: 08/07/2021 [link].

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. – São Paulo: Boitempo, 2007.

FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão; TUMOLO, Paulo Sergio. A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO CAPITALISMO: ELEMENTOS PARA UM DEBATE. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p. 557-571, jun. 2016. Disponível em [link] acessos em 27 jan. 2021. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016149345.

FERNANDES, Florestan, A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaio de uma interpretação sociológica. 2° Ed., Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

FRERES, Helena; RABELO, Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. Governo e empresariado: A grande aliança em prol do mercado da educação para todos. In: JIMENEZ, Susana; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. (organizadoras). Marxismo, educação e luta de classes: pressupostos ontológicos e desdobramentos ideo-politicos – Fortaleza: EdUECE, 2010. ISBN: 978-85-7826-075-0

JIMENEZ, Susana; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. As Diretrizes da política de Educação Para Todos (EPT): rastreando princípios e concepções. In: O movimento de educação para todos e a crítica marxista / JIMENEZ, Susana; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes (Organizadoras) - Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015. ISBN: 978-85-7485-236-2

LEHER, Roberto. Um Novo Senhor da Educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Revista outubro, 1999. ISSN 1516-6333 Disponível [link].

LENIN, Vladimir Ilitch, O imperialismo: etapa superior do capitalismo. – Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2011. MARX, Karl. O capital: critica da economia política; vol. III, T 1, São Paulo: Abril Cultural, 1984.\

MARX, Karl e ENGELS, Fredrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução Victor Hugo Klagsbrunn. In BOGO, Ademar (Org.) Teoria e Organização Política. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital; tradução de Isa Tavares. – 2. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2008. – (Mundo do Trabalho)

MUNDO EDUCAÇÃO. Data: 03/09/2021. Visto em: [link].

PINTO, Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século 20: taylorismo, fordismo e toyotismo. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Data: 25/09/2021. Disponível em: [link].

WORLDBANK, Quem somos nós. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/who-we-are. Visto em: 18 de setembro de 20
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RIBAS, Éber Luiz; VIDAL, Lucio Ângelo. Aproximações sobre o Projeto de Educação para Todos (EPT) e a Influência do Empresariado Brasileiro na Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2294-2307. ISSN 2447-8776.