Novas Epistemes e o Debate Intercultural na Formação Docente na Educação Básica
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, discutir o debate intercultural na formação continuada dos profissionais da educação, bem como, compreender as estruturas eurocêntricas que tem permeado esse espaço. Desde a colonização do Brasil que a educação formal vem se estruturando com base nas mais perniciosas desigualdades sociais, é, tal fato se torna muito mais evidente quando se trata da modelo educação destinada a classe considerada subalterna, assim, é preciso pensar em novas epistemes com objetivo de ampliar o debate intercultural no espaço formativo, bem como, novas estratégias que vise reconhecer e respeitar as diversidades presentes no âmbito educacional. Metodologicamente a pesquisa se insere na abordagem qualitativa proposta por Minayo (2007). Os principais instrumentos de coletas de dados foram: analise documental, revisão de literatura e observação participantes. Os dados parciais desvelam que, e preciso ter a reflexão de como os espaços institucionais, entre eles os educacionais, vivem nas armadilhas do eurocentrismo, suas reflexões, de grande relevância nos espaços acadêmicos, aos poucos vão ganhando destaque nas unidades escolares, ao se pensar em políticas públicas – currículo e formação de professores, com desígnio de contrapor-se às tendências dominantes e eurocêntricas nesses espaços.
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