A Pedagogia em Interface com a Educação Popular: Limites e Possibilidades

  • Luciane Rocha Ferreira Pielke

Resumo


A Pedagogia como Ciência que estuda o fenômeno polissêmico da educação, seus processos, profissionalidade, impasses, avanços/retrocessos, desafios/possibilidades carece, nesse contexto de pandemia global, ser problematizada. Retomar/ressignificar seus sentidos de modo a compreender sua relevância frente aos empasses, limites e descontinuidades do fazer pedagógico devido rupturas, lacunas e fragilidades nos processos intempestivos ocasionados pela urgência pandêmica do Ensino Híbrido, das aulas remotas, do estudo online e offline, da nova roupagem que foi sendo desenhada desfocou o lugar epistemológico da Ciência da Educação. O objetivo deste ensaio é olhar para essa realidade a partir da contribuição da Educação Popular visando valorizar dimensões determinantes que fazem da Pedagogia um poder-saber que perpassa modelos, técnicas e estratégias de ensino. A educação é mais do que um mercado com Receitas Metodológicas à la carte. Com Freire, Brandão, Gohn e Libâneo refletiremos sobre a Pedagogia como Ciência da Educação em interface com pressupostos da Educação Popular Freireana a partir desse contexto de distanciamento social. Um movimento que pretende perceber os limites e possibilidades nas entrelinhas desse processo que pode ser transformador: tanto para a forma como concebemos e apropriamos da Pedagogia, como para empoderar nossas práticas pedagógicas com pressupostos da Educação Popular libertadora.

Palavras-chave: Pedagogia, Educação Popular, Ciência da Educação, Pandemia, Interface pedagógica

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Publicado
08/11/2021
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PIELKE, Luciane Rocha Ferreira. A Pedagogia em Interface com a Educação Popular: Limites e Possibilidades. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2346-2359. ISSN 2447-8776.