Educaçao Rural e Educaçao do Campo: Estado do Conhecimento na Regiao Centro-Oeste em Teses e Dissertaçoes na Área de Educaçao (2002-2013)

  • Edgar da Silva Queiros UCDB
  • Celeida Maria de Costa Souza e Silva UCDB

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar o que foi produzido nas teses e dissertações sobre Educação Rural e Educação do Campo nos programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste, no recorte temporal de 2002 a 2013. O ano de 2002, corresponde a aprovação da Resolução do CNE/CEB nº1, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, e, 2013, ano da implementação do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). É uma pesquisa bibliográfica e foram consultados os bancos de dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste. Nos trabalhos encontrados identificamos e descrevemos: os enfoques temáticos, os teóricos, as instituições e o quantitativo de produções cientificas. Constatamos que nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste há um baixo número de pesquisas que contemplam a Educação do Campo e a Educação Rural.

Palavras-chave: Educação Rural/Campo, Dissertações/Teses, Programas de Pós-graduação em Educação, Centro-Oeste

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Publicado
08/11/2021
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QUEIROS, Edgar da Silva; SOUZA E SILVA, Celeida Maria de Costa. Educaçao Rural e Educaçao do Campo: Estado do Conhecimento na Regiao Centro-Oeste em Teses e Dissertaçoes na Área de Educaçao (2002-2013). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2360-2374. ISSN 2447-8776.