Educaçao Rural e Educaçao do Campo: Estado do Conhecimento na Regiao Centro-Oeste em Teses e Dissertaçoes na Área de Educaçao (2002-2013)

  • Edgar da Silva Queiros UCDB
  • Celeida Maria de Costa Souza e Silva UCDB

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar o que foi produzido nas teses e dissertações sobre Educação Rural e Educação do Campo nos programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste, no recorte temporal de 2002 a 2013. O ano de 2002, corresponde a aprovação da Resolução do CNE/CEB nº1, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, e, 2013, ano da implementação do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). É uma pesquisa bibliográfica e foram consultados os bancos de dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste. Nos trabalhos encontrados identificamos e descrevemos: os enfoques temáticos, os teóricos, as instituições e o quantitativo de produções cientificas. Constatamos que nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste há um baixo número de pesquisas que contemplam a Educação do Campo e a Educação Rural.

Palavras-chave: Educação Rural/Campo, Dissertações/Teses, Programas de Pós-graduação em Educação, Centro-Oeste

Referências

ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro et al. Estado do conhecimento sobre Educação Especial na região Centro-Oeste do Brasil em teses e dissertações na área da educação (2000-2010). Poases, São Paulo, v. 0, n. 0, p.103-120, maio 2001.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagne (orgs). Por uma Educação do Campo. 5º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15/11/2018.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13/02/2019.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo. IN. MOLINA, Mônica C e JESUS, Sonia M. Santos Azevedo de (Orgs). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por uma Educação do Campo", 2004. Coleção por uma Educação do Campo, n. 5.

CATALÃO, Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus. Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 jun. 2019.

GOIÁS, Puc. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2019.

NETO, Luiz Bezerra; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Educação do Campo: referenciais teóricos em discussão. Exitus, Pará, v. 01, n. 01, p.93-104, jul/dez. 2011.

PÚBLICO, Portal Domínio. Pesquisa Teses e Dissertações. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 maio 2019.

ROMANOWSKI, Joana; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, v.6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

ROSSATO, Geovanio; PRAXEDES, Walter. Fundamentos da Educação do Campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia. São Paulo: Edições Loyola, 2015 (Série Caminhos de Formação docente).

UCB, Universidade Católica de Brasília -. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 jun. 2019.

UCDB, Universidade Católica Dom Bosco -. Mestrado e Doutorado em Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 maio 2019.

UFG, Universidade Federal de Goiás -. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/>. Acesso em: 01 jun. 2019.

UFG, Universidade Federal de Goiás -. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Disponível em: <https://ppge.fe.ufg.br/p/34-dissertacoes-defendidas-em-2012>. Acesso em: 01 jun. 2019.

UFGD, Universidade Federal da Grande Dourados -. Mestrado e Doutorado em Educação. Disponível em: <https://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/index>. Acesso em: 12 maio 2019.

UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul -. Programa de Pós Graduação em Educação. Disponível em: <https://ppgedu.ufms.br/pesquisa/dissertacoes-e-teses/>. Acesso em: 08 maio 2019.

UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul -. Portal do Mestrado em Educação do Campus do Pantanal da UFMS. Disponível em: <https://ppgecpan.ufms.br/20112013-2/>. Acesso em: 11 maio 2019.

UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso -. Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis. Disponível em: <https://www1.ufmt.br/ufmt/un/publicacao/ppgedu>. Acesso em: 20 maio 2019.

UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso -. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Disponível em: <http://ri.ufmt.br/handle/1/35>. Acesso em: 22 maio 2019.

UNB, Universidade de Brasília -. Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/193>. Acesso em: 20 jun. 2019.

UNEMAT, Universidade do Estado de Mato Grosso -. Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://portal.unemat.br/index.php?pg=site&i=educacao&m=dissertacoes>. Acesso em: 17 maio 2019.
Publicado
08/11/2021
QUEIROS, Edgar da Silva; SOUZA E SILVA, Celeida Maria de Costa. Educaçao Rural e Educaçao do Campo: Estado do Conhecimento na Regiao Centro-Oeste em Teses e Dissertaçoes na Área de Educaçao (2002-2013). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2360-2374. ISSN 2447-8776.