Intolerância Religiosa no Contexto da Lei 10/639/03: Marginalização dos Povos Afro Brasileiro
Resumo
O presente artigo versa fazer uma breve análise da trajetória do ensino de História da África, enfatizando suas culturas e religiões no ensino de História. Será feita uma abordagem sobre a discriminação racial que os negros sofrem na sociedade e todo o processo de escrita historiográfica, e como os discursos sobre o negro, através das abordagens histórica e das legislações, tornaram o ensino de história da África obrigatório no ensino, e a partir disso, analisar as religiões afro-brasileiras no ensino de História com ênfase no Candomblé em uma perspectiva curricular. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo colaborar com as reflexões epistemológicas com relação à temática das relações étnico-raciais e as religiões de matriz afro-brasileira no ensino de história, e também como que o ensino de história contribui para o processo de cidadania na perspectiva de compreensão do preconceito afro religioso e racial, que estão enraizados na cultura, escola e na sociedade em geral. Nesse contexto, analisar a lei 10.639/20003 e como, a partir dela, houve os resultados que apontam para uma certa visibilidade cultural desses povos, mas com invisibilidade, no entanto, de suas tradições religiosas.
Referências
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