As Relações Raciais e a Religiosidade de Matriz Africana em Espaço Escolar

  • Mauricio Macedo Vieira UFMT

Resumo


A discussão tangente neste texto pretende realizar uma aproximação conceitual que fundamente a leitura possível da religiosidade de matriz africana presente no currículo escolar em consonância com o diálogo teórico de algumas e alguns pesquisadoras e pesquisadores das relações raciais. Os procedimentos metodológicos adotados para este texto versam a partir de revisão bibliográfica com aportes teóricos principais em: CAVALLEIRO (2005), COSTA (2011) SACRISTÁN (2013) e PAIXÃO (2998). A possível categorização nos estudos das Relações Étnico-Raciais subjaz a uma intenção de se ir além de uma simples leitura e de uma interpretação fora das entrelinhas e a intenção não é esgotar o diálogo partindo da apropriação de alguns conceitos postos pelas teóricas e teóricos e sim, nos aproximar de leituras categorizadas que subsidiarão as intepretações textuais possíveis e neste caso, àquelas que envolvem a discussão da religiosidade de matriz africana em espaço escolar.

Palavras-chave: Artigo acadêmico, Modelo de estrutura, Normas para publicação

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Publicado
08/11/2021
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VIEIRA, Mauricio Macedo. As Relações Raciais e a Religiosidade de Matriz Africana em Espaço Escolar. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2433-2443. ISSN 2447-8776.