As Relações Raciais e a Religiosidade de Matriz Africana em Espaço Escolar
Resumo
A discussão tangente neste texto pretende realizar uma aproximação conceitual que fundamente a leitura possível da religiosidade de matriz africana presente no currículo escolar em consonância com o diálogo teórico de algumas e alguns pesquisadoras e pesquisadores das relações raciais. Os procedimentos metodológicos adotados para este texto versam a partir de revisão bibliográfica com aportes teóricos principais em: CAVALLEIRO (2005), COSTA (2011) SACRISTÁN (2013) e PAIXÃO (2998). A possível categorização nos estudos das Relações Étnico-Raciais subjaz a uma intenção de se ir além de uma simples leitura e de uma interpretação fora das entrelinhas e a intenção não é esgotar o diálogo partindo da apropriação de alguns conceitos postos pelas teóricas e teóricos e sim, nos aproximar de leituras categorizadas que subsidiarão as intepretações textuais possíveis e neste caso, àquelas que envolvem a discussão da religiosidade de matriz africana em espaço escolar.
Referências
COSTA, Candida Soares da. Educação para as relações étnico-raciais: Planejamento escolar e literatura no Ensino Médio. / Candida Soares da Costa. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
FIGUEIREDO, Â. Gênero: dialogando com os estudos de gênero e raça no Brasil. In: PINHO, AO., and SANSONE, L., orgs. Raça: novas perspectivas antropológicas [online]. 2nd ed. rev. Salvador: EDUFBA, 2008, pp. 237-255.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Antonio Sérgio Alfredo Guimarães. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2004. v. 47, nº1.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular: Concepções para a Educação Básica. 2018. Disponível em [link]. Acesso em 28 de junho de 2021.
GONZALES, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. In: Silva, Luiz Antonio Machado da. Movimentos sociais urbanos, minorias étnicas e outros estudos / por Luiz Antonio Machado da Silva e outros. - Brasília: ANPOCS, 1983.
SACRISTÃN, José Gimeno. Saberes e incerteza sobre o currículo. José Gimeno Sacristán / Organizador, José Gimeno Sacristán; tradução: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel González Arroyo. - Porto Alegre: Penso, 2013.
PAIXÃO, Marcelo. A Santa Aliança: estudo sobre o consenso crítico às políticas de promoção da equidade racial no brasil. In: Zoninsein, Jonas. Ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Jonas Zoninsein, João Feres Júnior, organizadores. - Belo Horizonte: editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2008.
RAMOS, Alberto Guerreiro. Mito e verdade da revolução brasileira / Alberto Guerreiro Ramos. Florianóolis: Insular, 2016.
RUFINO, Luiz, 1987. Pedagogia das encruzilhadas / Luiz Rufino (1987). - Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Sérgio Pereira dos. "Os "intrusos' e os "outros' no ensino superior": relações de raça e classe nas ações afirmativas da UFES / Sérgio Pereira dos Santos - Curitiba: CRV, 2016.
SILVA, Jorge da. Guia de Luta Contra a Intolerância Religiosa e o Racismo. Jorge da Silva. Organização: Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e Profº. Drº. Babalawô Ivanir dos Santos. 2ª edição revista e atualizada. Rio de Janeiro: Massa-Comunicação de Causas, 2019.