O Privilégio da Branquitude: uma Reflexão a partir da Percepção de Alunos de um Curso Licenciatura em Ciências Biológicas sobre as Cotas Raciais

  • Lucas de Oliveira Maia IFMT
  • Elton Ferreira da Silva IFMT
  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda IFMT
  • Alessandra Messias da Costa IFMT

Resumo


A política de ação afirmativa no sistema federal de ensino superior e médio (Lei federal N 12.711/2012 – conhecida como a "Lei de Cotas") pode contribuir para a desconstrução da presença silenciosa da branquitude nas instituições e práticas sociais. Nesse sentido, este estudo desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa Branquitude. Racismo. Desigualdades: interfaces com políticas públicas educacionais e as implicações no acesso à educação superior, tem o objetivo de analisar a percepção de alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino, sobre as cotas raciais. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com entrevistas estruturadas efetivadas com os alunos do sexto semestre (2020/2). A análise está centrada na abordagem teórica crítica da Branquitude. Os resultados indicam que prevalece entre os estudantes a posição favorável às cotas raciais por entenderem que em nossa sociedade há desigualdade social, privilégio branco e preconceito em relação à população negra. E, também, que alguns argumentos tanto contrários quanto a favor das cotas, estão centrados na ideia de que o problema da desigualdade é social e não racial. Esse pensamento não problematiza o lugar ocupado pelo branco nas desigualdades raciais.

Palavras-chave: Políticas públicas, Lei 12.711/2012, Branquitude, Licenciatura, Educação antirracista

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Publicado
08/11/2021
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MAIA, Lucas de Oliveira; SILVA, Elton Ferreira da; ARRUDA, Maria Auxiliadora de Almeida; COSTA, Alessandra Messias da. O Privilégio da Branquitude: uma Reflexão a partir da Percepção de Alunos de um Curso Licenciatura em Ciências Biológicas sobre as Cotas Raciais. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2470-2481. ISSN 2447-8776.