Por uma Educação Radicalmente Antirracista

  • Leidiane Francisca de Oliveira UFMT
  • Tiago de Castro Rodrigues UFMT

Resumo


Este artigo foi elaborado a partir das discussões promovidas em uma disciplina do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo deste trabalho é promover um debate que possibilite compreender a educação antirracista para além da aplicação das normativas legais. Para isso, são apresentadas discussões teóricas que abordam um breve histórico da luta antirracista na educação, de acordo com Kabengele Munanga (2010) e Nilma Lino Gomes (2011). O reconhecimento do epistemícidio do pensamento negro nas escolas/universidades é debatido segundo os estudos de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (2009) e Boaventura de Sousa Santos (2019). A articulação dessas discussões com algumas contribuições da interculturalidade, sob a perspectiva da decolonialidade, adota como principais teóricos Aníbal Quijano (2005) e Catherine Walsh (2019). Pretende-se ressaltar a importância crucial da promoção de uma educação radicalmente antirracista como condição sine qua non para a compreensão do próprio conceito ampliado de educação, conforme Paulo Freire (1987). Assim, entende-se a escola/universidade como um "entre-lugar", campo de disputas em que podem ser processadas fissuras nos discursos hegemônicos, possibilitando espaços/tempos para que seja possível pensar em uma educação radicalmente antirracista.
Palavras-chave: Decolonialidade, Educação, Educação antirracista, Epistemicídio, Interculturalidade

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Publicado
08/11/2021
OLIVEIRA, Leidiane Francisca de; RODRIGUES, Tiago de Castro. Por uma Educação Radicalmente Antirracista. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2514-2525. ISSN 2447-8776.