Educação Popular: Metodologias Participativas nas Pesquisas em Educação em Tempos de Distanciamento Social

  • Flávia Lorena Brito UFMT
  • Edson Caetano UFMT

Resumo


O presente trabalho traz discussões relacionadas à realização de pesquisas em Educação Popular no contexto do distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Tais reflexões se fizeram necessárias em função de nossa pesquisa de doutorado, que visa resgatar e salvaguardar saberes e práticas ancestrais ligadas ao ofício da benzeção. A pesquisa de campo está se realizando, especialmente, por meio da aprovação do projeto "Conhecimentos Tradicionais e o direito de reconhecimento de benzedeiras e benzedores do quilombo de Mata Cavalo/Nossa Senhora do Livramento", no Edital FAPEMAT nº003/2021 Extensão Tecnológica Conhecimento a Serviço da População, o que tem possibilitado a aproximação, ainda que indiretamente, com os sujeitos da pesquisa. O projeto prevê a contratação de 3 bolsistas, escolhidas entre moradores da própria comunidade, que irão contribuir na cartografia das práticas de cura e cuidado bem como na realização de entrevistas com tais sujeitos. Nossa metodologia de pesquisa está no bojo da Educação Popular e da Pesquisa Participante. Trazemos aqui as principais reflexões e técnicas que têm possibilitado que caminhemos, à distância, mas nem por isso isolados. É, assim, uma partilha de percepções sobre as relações entre os sujeitos na pesquisa participante no contexto pandêmico.

Palavras-chave: Educação Popular, Pesquisa Participante, Técnicas de pesquisa

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Publicado
08/11/2021
BRITO, Flávia Lorena; CAETANO, Edson. Educação Popular: Metodologias Participativas nas Pesquisas em Educação em Tempos de Distanciamento Social. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2548-2558. ISSN 2447-8776.