Trabalhador Docente: na Concepção Marxista e na Ótica Capitalista

  • Isabel Cavalcante Ferreira
  • Carla Andressa Santos Muniz
  • Jusenir Batista Montalvão
  • Maria do Carmo Ferreira dos Santos Silva

Resumo


O presente estudo é resultado de indagações empíricas surgidas em momentos de formações continuadas e assembleias sindicais em que ocorreram diversas discussões a respeito da desvalorização social e política do trabalhador docente. Buscou responder à problemática: Em qual categoria (abstrata, produtiva ou improdutiva) encontra-se posta o trabalho docente? Tendo como objetivo compreender o significado do "Trabalhador docente" dentro da concepção marxista e também dentro da ótica capitalista. Assim, como compreender o valor e significado atribuído ao trabalho docente na sociedade global contemporânea. Como tudo tem uma razão histórica de ser e as coisas não acontecem por acaso pesquisamos a partir de grandes teóricos o que Karl Marx diz sobre trabalho como uma condição eterna da vida humana e sobre a abstração produtiva e improdutiva deste, pelos modos de produção capitalista, que vai desconsiderando a condição do trabalho ser eterno. Na perspectiva de compreender o trabalho docente, o seu valor e significado atribuído no mundo do trabalho contemporâneo. Dessa forma, consideramos nesse artigo apenas aspectos do trabalho docente relacionado à força de trabalho do trabalhador docente. A relevância do nosso estudo está em levar o trabalhador docente compreender a sua importância formativa de todas as outras profissões da sociedade capitalista.

Palavras-chave: Trabalho, Trabalho Docente, Trabalhador Docente

Referências

ANTUNES, Ricardo (Org.). A dialética do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2013. 160 p.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: Uma crônica do salário. 2ª ed. Petrópolis – RJ, Vozes, 1998.

MARX, KARL. O Capital: A crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Boitempo, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/04/19.

MARX, Karl 1863. Produtividade do Capital, Trabalho Produtivo e Improdutivo Manuscritos Económicos de Marx de 1861 a 63 Parte 3) Mais Valia Relativa. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/04/19. Fonte: Livro 4 - Teorias da Mais Valia. Volume 1. São Paulo: Bertrand Brasil, 1987. - pp. 384-406.

MÉSZÀROS<ISTVÁN,1930. A Educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boimtempo, 2008. (Mundo do trabalho).
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Isabel Cavalcante; MUNIZ, Carla Andressa Santos; MONTALVÃO, Jusenir Batista; SILVA, Maria do Carmo Ferreira dos Santos. Trabalhador Docente: na Concepção Marxista e na Ótica Capitalista. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2637-2650. ISSN 2447-8776.