Trabalho-Educação: Dialogando sobre a Práxis Humana em Relação ao Trabalho e a Educação

  • Marcia Aparecida de Barros da Cruz UFMT
  • Edson Caetano UFMT

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão que tenho realizado na minha trajetória acadêmica sobre a relação trabalho-educação, o qual se intensificou com o meu ingresso no programa de pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, no doutorado em Educação – seletivo de 2018, e na minha inserção no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE. O objetivo deste artigo é dialogar sobre a relação trabalho-educação, pensando a partir da constituição do trabalho enquanto um processo educativo, e na educação escolar como sendo um espaço essencial para formar sujeitos pensantes, críticos e reflexivos, capazes de promover o processo de organização da classe trabalhadora em prol da transformação da sociedade. Este estudo foi realizado na modalidade de pesquisa qualitativa, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético como método que nos leva a interpretar, intervir e a pensar na transformação da realidade concreta. Considerando que o trabalho se constitui enquanto um processo educativo e a educação como sendo essencial para a organização da classe trabalhadora, acreditamos que a relação trabalho-educação é fundamental para a construção de identidades, e a formação de sujeitos conscientes, capazes de construir alternativas para contrapor a lógica do sistema capitalista.

Palavras-chave: Trabalho e Educação, Processo Educativo, Práxis Humana

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Publicado
08/11/2021
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CRUZ, Marcia Aparecida de Barros da; CAETANO, Edson. Trabalho-Educação: Dialogando sobre a Práxis Humana em Relação ao Trabalho e a Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2651-2662. ISSN 2447-8776.