Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica nas Vozes de Mestrandas do PROFEPT: um Aprender Duplamente Inédito

  • Maria Cleitiane Vedovetto Leandro IFMT
  • Alda Alves de Araújo Taborda IFMT
  • Danielle de Pádua IFMT

Resumo


Este trabalho busca realizar uma reflexão acerca das Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir das literaturas e experiências vivenciadas no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Tem como objetivo apresentar alguns aspectos agravantes da pandemia da COVID-19 e como esta vem impactando e escancarando ainda mais as desigualdades sociais na educação; assim como evidenciar a importância da construção do conhecimento acerca da EPT. Para tanto utilizou-se enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica para a tessitura do texto, acentuando as percepções da Educação Profissional e Tecnológica e as Práticas Educativas, tendo como autores/as Freire (1996), Saviani (1989), Frigotto (2001), Ciavatta; Ramos (2011) e Zabala (1998), considerando que estes fazem parte da bibliografia do programa. As práticas educativas na educação são de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e a compreensão de sua importância faz parte da construção de um novo conhecimento que vem sendo difundido durante o processo de formação das autoras, principalmente se tratando de um momento tão delicado em que a sociedade vem enfrentando, a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: Formação, Pandemia, Educação

Referências

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Publicado
08/11/2021
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LEANDRO, Maria Cleitiane Vedovetto; TABORDA, Alda Alves de Araújo; PÁDUA, Danielle de. Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica nas Vozes de Mestrandas do PROFEPT: um Aprender Duplamente Inédito. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2688-2699. ISSN 2447-8776.