Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica nas Vozes de Mestrandas do PROFEPT: um Aprender Duplamente Inédito
Resumo
Este trabalho busca realizar uma reflexão acerca das Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir das literaturas e experiências vivenciadas no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Tem como objetivo apresentar alguns aspectos agravantes da pandemia da COVID-19 e como esta vem impactando e escancarando ainda mais as desigualdades sociais na educação; assim como evidenciar a importância da construção do conhecimento acerca da EPT. Para tanto utilizou-se enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica para a tessitura do texto, acentuando as percepções da Educação Profissional e Tecnológica e as Práticas Educativas, tendo como autores/as Freire (1996), Saviani (1989), Frigotto (2001), Ciavatta; Ramos (2011) e Zabala (1998), considerando que estes fazem parte da bibliografia do programa. As práticas educativas na educação são de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e a compreensão de sua importância faz parte da construção de um novo conhecimento que vem sendo difundido durante o processo de formação das autoras, principalmente se tratando de um momento tão delicado em que a sociedade vem enfrentando, a pandemia da Covid-19.
Referências
BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119 - 143, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em 08 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento base. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em 07 out. 2021.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan.- jun. 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jul. 2021.
FERRETI, Celso João. Educação profissional. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
FIGUEIRA J; SANTOS S. As fake news, a nova ordem (des )informativa. Coimbra: University Press; 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de out. 2021
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. Exemplar nº 1405. 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: paz e Terra. 59ª edição. 2019.
FRIGOTTO, G. A. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n.1, p.71-87, jan/jun, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia, Dermeval Saviani. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
VIGOTSKII, L. S. LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.