Por uma Educação Fenomenológica do Sentir e da Emoção: de uma Vida de Sentido para uma Vida de Aprendizagem

  • Cristiano Apolucena Cabral SEDUC-MT
  • Luana da Cruz Burema SME-Cuiabá
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


O estudo sobre o corpo na fenomenologia apresenta a relevância da percepção no processo de comunicação entre o Eu com o mundo, o outro e as coisas. Desta percepção, solicitada e intencional, este ser se propõe a se expressar pela linguagem e fala, condições possuidoras de sentidos e significados, os quais são permeados por emoções e sentimentos que, encarnados historicamente, condicionam todo o processo de ensino e aprendizagem, constituindo assim uma educação que implica elementos fenomenológicos, neurológicos e biológicos entrelaçados para de fato se efetivar. O objetivo deste artigo é compreender a fenomenologia, a neurociência e a biologia como dimensões indissociáveis na constituição de uma proposta educacional. Utilizamos pesquisa bibliográfica sobre estes respectivos estudos. Chegando ao seguinte resultado: com a percepção, sentidos, significados, memória e emoções, a educação será encarnada e dialógica, posto que o Corpo-próprio, que expressa a singularidade de cada ente e sua diferença, bem como sua dimensão contrária tensiva de Carne, pela qual todas as criaturas existentes humanas e não humanas, carregam também sua absoluta universalidade e comunhão.

Palavras-chave: Educação, Fenomenologia, Linguagem, Emoções, Comunicação

Referências

CAPALBO, Creusa. A filosofia de Maurice Merleau-Ponty. Historicidade e ontologia. Londrina: Edições humanidades, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Experiência do pensamento. Ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. SP: Martins Fontes, 2002.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano. SP: Companhia das letras, 1996.

DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência. Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. SP: Companhia das Letras, 2015.

DAMÁSIO, Antônio. A estranha ordem das coisas. As origens biológicas dos sentimentos e da cultura. SP: Companhia das Letras, 2018.

FERRAZ, Marcos Sacrina A. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. SP: Papirus, 2009.

FILHO, Osvaldo Fontes. Merleau-Ponty. Na trama da experiência sensível. SP: Editora Fap-Unesp, 2012.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty e a educação. BH: Autêntica Editora, 2010.

MATTHEWS, Eric. Compreender Merleau-Ponty. RJ: Vozes, 2010.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. BH: Editora UFMG, 2001a.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. BH: Editora UFMG, 2001b.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. BH: Editora UFMG, 2014.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana. SP: Palas Athena, 2001.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. SP: Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. SP: Perspectiva, 2012a.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. SP: Cosac Naify, 2012b.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. SP: Martins Fontes, 1991.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A estrutura do comportamento. SP: Martins Fontes, 2006a.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A natureza. SP: Martins Fontes, 2006b.

MOURA, Alex de campos. Liberdade e situação em Merleau-Ponty: uma perspectiva ontológica. SP: Humanitas, 2010.

PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana e a educação. BH: Autêntica Editora, 2009.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. SP: Cortez, 1990.

SILVA, Adilson Xavier da. Merleau-Ponty. Da fé perceptiva à ontologia da carne. Curitiba: Editora Cru, 2010.

SILVA, Ursula Rosa da. A linguagem muda e o pensamento falante. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
Publicado
08/11/2021
CABRAL, Cristiano Apolucena; BUREMA, Luana da Cruz; PASSOS, Luiz Augusto. Por uma Educação Fenomenológica do Sentir e da Emoção: de uma Vida de Sentido para uma Vida de Aprendizagem. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2700-2713. ISSN 2447-8776.