Por uma Educação Fenomenológica do Sentir e da Emoção: de uma Vida de Sentido para uma Vida de Aprendizagem

  • Cristiano Apolucena Cabral SEDUC-MT
  • Luana da Cruz Burema SME-Cuiabá
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


O estudo sobre o corpo na fenomenologia apresenta a relevância da percepção no processo de comunicação entre o Eu com o mundo, o outro e as coisas. Desta percepção, solicitada e intencional, este ser se propõe a se expressar pela linguagem e fala, condições possuidoras de sentidos e significados, os quais são permeados por emoções e sentimentos que, encarnados historicamente, condicionam todo o processo de ensino e aprendizagem, constituindo assim uma educação que implica elementos fenomenológicos, neurológicos e biológicos entrelaçados para de fato se efetivar. O objetivo deste artigo é compreender a fenomenologia, a neurociência e a biologia como dimensões indissociáveis na constituição de uma proposta educacional. Utilizamos pesquisa bibliográfica sobre estes respectivos estudos. Chegando ao seguinte resultado: com a percepção, sentidos, significados, memória e emoções, a educação será encarnada e dialógica, posto que o Corpo-próprio, que expressa a singularidade de cada ente e sua diferença, bem como sua dimensão contrária tensiva de Carne, pela qual todas as criaturas existentes humanas e não humanas, carregam também sua absoluta universalidade e comunhão.

Palavras-chave: Educação, Fenomenologia, Linguagem, Emoções, Comunicação

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Publicado
08/11/2021
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CABRAL, Cristiano Apolucena; BUREMA, Luana da Cruz; PASSOS, Luiz Augusto. Por uma Educação Fenomenológica do Sentir e da Emoção: de uma Vida de Sentido para uma Vida de Aprendizagem. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2700-2713. ISSN 2447-8776.