Por uma Educação Fenomenológica do Sentir e da Emoção: de uma Vida de Sentido para uma Vida de Aprendizagem
Resumo
O estudo sobre o corpo na fenomenologia apresenta a relevância da percepção no processo de comunicação entre o Eu com o mundo, o outro e as coisas. Desta percepção, solicitada e intencional, este ser se propõe a se expressar pela linguagem e fala, condições possuidoras de sentidos e significados, os quais são permeados por emoções e sentimentos que, encarnados historicamente, condicionam todo o processo de ensino e aprendizagem, constituindo assim uma educação que implica elementos fenomenológicos, neurológicos e biológicos entrelaçados para de fato se efetivar. O objetivo deste artigo é compreender a fenomenologia, a neurociência e a biologia como dimensões indissociáveis na constituição de uma proposta educacional. Utilizamos pesquisa bibliográfica sobre estes respectivos estudos. Chegando ao seguinte resultado: com a percepção, sentidos, significados, memória e emoções, a educação será encarnada e dialógica, posto que o Corpo-próprio, que expressa a singularidade de cada ente e sua diferença, bem como sua dimensão contrária tensiva de Carne, pela qual todas as criaturas existentes humanas e não humanas, carregam também sua absoluta universalidade e comunhão.
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