Os Chatbots como Assistentes Educacionais nas Plataformas de Educação a Distância

  • Daniel Borges UFMT
  • Cristiane Koehler UFMT

Resumo


A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado destaque na educação, especialmente com o ChatGPT, sendo este uma linguagem da OpenAI que utiliza aprendizado de máquina para gerar textos. A IA é utilizada há anos em vários contextos, porém seu uso em escolas e universidades levanta questões sobre suas implicações. A pesquisa buscou explorar como a IA pode melhorar a interação na EaD com o uso de Chatbots, na dinâmica entre professores e alunos. A pesquisa utiliza abordagens descritivas e qualitativas e análise de bibliografias sobre a inserção da IA na EaD, bem como demonstra a utilização do chatbots na interação humano-computador.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Educação a Distância, Chatbots

Referências

AQUINO, Victor Hugo Oliveira de; ADANIYA, Mario Henrique Akihiko da Costa. Desenvolvimento e aplicações de Chatbot. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 34, n. esp., p. 56-68, 2018. Disponível em: [link] Acesso em 24 set 2024.

ARAUJO, Eduardo Fernando dos Santos. (2020). Solução chatbot no ambiente acadêmico da UFRJ. Projeto de Graduação do Curso de Engenharia da Computação e Informação. Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: [link] Acesso em 28 set 2024.

CATAPAN, Araci Hack. Mediação pedagógica diferenciada. In: Alonso, Katia Morosov; RODRIGUES, Rosângela. S.; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. (Org.). Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá: edUFMT, 2009, v. 1. p. 71-80

GOEMANN, JR. Godo Rodolfo. Inteligência Artificial e Suas Ambivalências: uma Abordagem Social dos Benefícios, Riscos e Desafios da IA. Rio de Janeiro. Alta Books, 2022.

LIMA, Isaías; SANTOS, Flávia A. Oliveira; PINHEIRO, Carlos A.M. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

MATTAR, João. Metodologias Ativas Para a Educação Presencial, Blended e a Distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

NARCISO, Rodi; SILVA, Jocely Gomes da; RODRIGUES, Olivéria Ronilda; SOUZA, Ana Maria de Oliveira; CRUZ, Luiz Antônio Xavier da; MORAIS, Rejâne Núbia Gossler Lima. TRANSFORMAÇÃO E DESAFIOS: A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 445–457, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i4.13498. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 set. 2024.

OLIVEIRA, Ruy Flávio de. Inteligência Artificial. Londrinha: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2018

OSTER, Mariano Felipe. Chatbots como ferramenta de acesso à educação e formação humana integral: a busca pela eficiência e eficácia nas ações afirmativas do processo seletivo do IFTO Campus Palmas / Mariano Felipe Oster. Palmas, TO, 2023. 63 p. il. color. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, Palmas, TO, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 22 set 2024.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. O pluralismo pós-utópico da arte. ARS (São Paulo), v. 7, n. 14, p. 130–151, 2009. Disponível em: [link] Acesso em: 03 set. 2024.

SOUSA, Ana Clara Silva de; FECCHIO, Rafael Lipert. Chatbots no Apoio à Educação Superior: revisão de literatura. Faculdade de Computação e Informática (FCI) Universidade Presbiteriana Mackenzie — São Paulo — SP. 2021. Disponível em: [link] Acesso em: 25 set 2024.

VIDAL, Eloísa Maia. Introdução a EaD e informática básica / Eloísa Maia Vidal e José Everardo Bessa Maia. – 2. ed. rev. – Fortaleza: EdUECE, 2015. Disponível em: [link] Acesso em: 22 set. 2024.
Publicado
11/11/2024
BORGES, Daniel; KOEHLER, Cristiane. Os Chatbots como Assistentes Educacionais nas Plataformas de Educação a Distância. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 10-19. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32651.