Fatores que Elevam a Proficiência em Matemática de Estudantes do 9º Ano: um Estudo de Município Brasileiro Bem Avaliado
Resumo
Em 2021, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), criado em 1990, completou nove provas aplicadas de forma censitária; nesses anos, constatamos que os avanços na proficiência dos estudantes brasileiros, em âmbito nacional, estão longe de serem significativos. Considerando a Matemática e o 9º ano do Ensino Fundamental como base, o ano de 2011 foi o último que a meta nacional proposta foi alcançada, há mais de 10 anos a proficiência fica aquém do esperado. Propomos verificarmos se, alguma escola, município ou estado, os índices de proficiência em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental se aproximam o esperado.
Palavras-chave:
Saeb, Avaliações externas, Proficiência em Matemática
Referências
BONAMINO, A. Tempos de avaliação educacional: O SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nota Explicativa Saeb - 2020. Disponível em: [link]. Acesso em:10 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sistema de Avaliação da Educação Básica Documentos de Referência Versão1.0. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nota Técnica Teoria de resposta ao Item. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2023.
DADOS RORAIMA [Site]. Resultado Avaliação Do Pisa 2018. 31/01/2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 jun. 2023.
ESCORZA, Tomás Escudero. Desde los tests hasta la investigación evaluativa actual. Un siglo, el XX, de inteso desarrollo de la evaluación en educación. Relieve, v. 9, n. 1, p. 11-43, 2003. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jul. 2024.
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação e qualidade da educação. Cadernos ANPAE, v. 01, p. 53, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 4.ed. Atlas,2002.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
KLEIN, Ruben. Por uma educação de qualidade. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 38, p. 115-120, jan./mar. 2003a.
KLEIN, Ruben. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no Saeb. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 229-249, abr./jun. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. (Org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. 1. ed. v. 1. Goiânia (GO): Espaço Acadêmico, 2018. 360p.
SOARES, José Francisco. Índice de desenvolvimento da educação de São Paulo – Idesp: bases metodológicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 29-41, jan./jun. 2009.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nota Explicativa Saeb - 2020. Disponível em: [link]. Acesso em:10 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sistema de Avaliação da Educação Básica Documentos de Referência Versão1.0. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nota Técnica Teoria de resposta ao Item. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2023.
DADOS RORAIMA [Site]. Resultado Avaliação Do Pisa 2018. 31/01/2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 jun. 2023.
ESCORZA, Tomás Escudero. Desde los tests hasta la investigación evaluativa actual. Un siglo, el XX, de inteso desarrollo de la evaluación en educación. Relieve, v. 9, n. 1, p. 11-43, 2003. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jul. 2024.
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação e qualidade da educação. Cadernos ANPAE, v. 01, p. 53, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 4.ed. Atlas,2002.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
KLEIN, Ruben. Por uma educação de qualidade. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 38, p. 115-120, jan./mar. 2003a.
KLEIN, Ruben. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no Saeb. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 229-249, abr./jun. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. (Org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. 1. ed. v. 1. Goiânia (GO): Espaço Acadêmico, 2018. 360p.
SOARES, José Francisco. Índice de desenvolvimento da educação de São Paulo – Idesp: bases metodológicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 29-41, jan./jun. 2009.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
FERREIRA, Simone Cristina Rubim; FANIZZI, Sueli.
Fatores que Elevam a Proficiência em Matemática de Estudantes do 9º Ano: um Estudo de Município Brasileiro Bem Avaliado. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 40-49.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32654.