Possibilidades e Desafios na Formação de Professores do Programa de Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens (APA)
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar possibilidades e desafios do programa Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens (APA), no que tangencia a formação dos professores e suas práticas pedagógicas. A abordagem metodológica foi a qualitativa, os dados foram produzidos por meio dos relatos de experiência durante as formações com professores de Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia, no formato online, realizado pelas formadoras da DRE de Juína-MT. Os resultados indicam que, além das questões com infraestrutura e reestruturação do material APA, necessita também de mais formações sobre metodologia inovadora, que foca no agrupamento de alunos de acordo com o seu nível de aprendizagem.
Palavras-chave:
Formação de Professores, Personalização da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas
Referências
BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non living-things. Educ Stud Math, [s. l.], abr. 2021. DOI: 10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 01 mar. 2021.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em Ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática), 2020. 125 p. ISBN: 978-85-51304-16-7.
BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Técnico: Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens, janeiro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. (Tradução: Sandra Mallmann da Rosa). Porto Alegre, RS: Penso, 2014. 342 p. ISBN: 978-85-65848-88-6.
LIBÂNEO, J. C.; SILVA, E. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 816–840, 2020.
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em Ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática), 2020. 125 p. ISBN: 978-85-51304-16-7.
BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Técnico: Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens, janeiro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. (Tradução: Sandra Mallmann da Rosa). Porto Alegre, RS: Penso, 2014. 342 p. ISBN: 978-85-65848-88-6.
LIBÂNEO, J. C.; SILVA, E. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 816–840, 2020.
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009
Publicado
11/11/2024
Como Citar
COSTA, Rosicacia Florêncio; CAMPOS, Enerly Porfírio de; RODRIGUES, Ellen Aparecida; MISSIO, Tamara Oliveira.
Possibilidades e Desafios na Formação de Professores do Programa de Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens (APA). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 61-70.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32656.