Educação para Todos: o PROEJA como Agente de Transformação e Inclusão Social

  • Nadir de Fátima Borges Bittencourt IFMT
  • Edsônia de Souza Oliveira Melo IFMT
  • Lethícia Oliveira Castilho IDC
  • Silvia Maria dos Santos Stering IFMT
  • Hérica Clair Garcez Nabuco IFMT
  • Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana SEDUC-MT
  • Luiz Felipe França Rostirolla IFMT
  • Thiago Felipe Ribeiro de Miranda IFMT

Resumo


O presente trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa cujo objetivo foi apresentar um panorama da EJA desde sua primeira oferta no IFMT através do PROEJA, em 2007, até 2023, procurando saber se as políticas educacionais foram/ são efetivas para essa modalidade de ensino. Pretendeu-se analisar a concepção da EJA sob a ótica do docente, do discente e do gestor para propor mudanças na operacionalização do programa. Buscou-se também: identificar as deficiências do PROEJA no IFMT que contribuíram/contribuem para evasão ou fracasso escolar, assim como saber se os alunos egressos do PROEJA/IFMT foram inseridos no mundo do trabalho.

Palavras-chave: Educação, Inclusão social, Formação para o trabalho

Referências

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Publicado
11/11/2024
BITTENCOURT, Nadir de Fátima Borges; MELO, Edsônia de Souza Oliveira; CASTILHO, Lethícia Oliveira; STERING, Silvia Maria dos Santos; NABUCO, Hérica Clair Garcez; VIANA, Jusimeire Auxiliadora Pinto; ROSTIROLLA, Luiz Felipe França; MIRANDA, Thiago Felipe Ribeiro de. Educação para Todos: o PROEJA como Agente de Transformação e Inclusão Social. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 71-80. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32657.