Análise do Álbum de Fotografias das Instituições Escolares do Território Federal de Ponta Porã (1943-1946)
Resumo
A pesquisa objetivou selecionar e analisar imagens de instituições escolares do álbum fotográfico da fronteira Brasil-Paraguai, especificamente da capital do Território Federal de Ponta Porã (1943-1946). Autores como Roland Barthes, Boris Kossoy, Dermeval Saviani, Gondra, Vidal e Veiga foram fundamentais para a análise do material elaborado pelos profissionais da Imprensa Oficial do Território em questão. Portanto, o estudo dessa fonte iconográfica e documental reafirmou o caráter estratégico da educação na fronteira, tanto no sentido geopolítico quanto no social, além de expor as disparidades entre o acesso à educação pública e privada, acentuadas pela expansão de instituições escolares na região.
Palavras-chave:
Instituições Escolares, Fronteira, Iconografia
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
ROCHA, Marcelo Pereira; FERREIRA, Nilce Vieira Campos.
Análise do Álbum de Fotografias das Instituições Escolares do Território Federal de Ponta Porã (1943-1946). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 89-98.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32659.