Memória Lúdica dos Idosos do Lar São Roque de Diamantino-MT
Resumo
O ato de brincar é uma característica inerente a muitos seres vivos, não se limitando apenas aos seres humanos. Desde os primeiros meses de vida, os bebês já demonstram essa essência lúdica ao se divertir com seus próprios dedinhos. Essa relação com a brincadeira é tão antiga que remonta aos tempos primitivos, quando os primeiros humanos realizavam rituais de adoração aos deuses. Porém ao ver crianças brincando nos perguntamos eram as brincadeiras de antigamente, e como os idosos se lembram daquela época em sua mente a sua infância, onde essas recordações contribui para até para o desenvolvimento cognitivo, desse resgate de memórias e experiências vividas. Para isso o presente estudo teve como objetivo conhecer a memória lúdica de jogos e brincadeiras por meio da percepção dos idosos residentes no Lar São Roque, na cidade de Diamantino-MT, no qual os idosos falaram de suas lembranças prazerosas do cotidiano passado, recuperando as memórias subjetivas e objetivas. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa, tipo de pesquisa exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados, a observação e questionários aberto, participaram da pesquisa cinco idosas do gênero feminino, um idoso do gênero masculino e uma enfermeira da instituição, o lócus da pesquisa foi a instituição Lar São Roque. Percebeu-se que com estes idosos resultados positivos ao falar sobre os jogos e brincadeiras realizadas por eles. Nesse sentido, a memória lúdica ou a memória do brincar faz parte da corporeidade dos idosos como pontuado por eles ao responderem quais os jogos e brincadeiras eles jogavam e gostariam de voltar a jogar, a resposta foi: finca-finca, peteca, bola, brincavam correndo atrás de galinha no terreiro, subindo em arvores, brincavam com bonecas de pano, boneca de sabugo de milho, correr de cavalinho de madeira, faziam artesanato e fazem até os dias atuais. Dessa forma, o brincar e jogar faz parte da cultura do brincante.
Referências
BECKEMKAMP, D., MORAES, M. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. EFDeportes.com, Revista Digital, 18(186). Buenos Aires, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de maio de 2022.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2009.
FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brincadeira e cultura na Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.
FRIEDMANN, Adriana. Jogos Tradicionais. Série Idéias, São Paulo: FDE, n.7, p. 54-61. 1995.
FOLTRAN, E. P., OLIVEIRA, R. de C. da S. (2020). A presença do lúdico na vida do idoso. Fac. Sant’Ana em Revista, 4, 30-52. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 mar de 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. – Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.
MALUF, A. C. M. M. (2009). Brincar: Prazer e aprendizado. 6ª edição. Petropólis, RJ: vozes.