Transformations in Teaching: Rethinking the Role of the Pedagogue in Modern Education Based on Critical Theory
Abstract
Este trabalho examina a transformação das funções dos pedagogos na rede estadual de ensino de Rondonópolis/MT, em diálogo com as reflexões de Theodor Adorno sobre os tabus e estereótipos do magistério. A análise busca entender como as novas responsabilidades atribuídas aos pedagogos a partir do decreto 723/2020, afetam suas práticas e, ao mesmo tempo, como os preconceitos históricos e sociais destacados por Adorno impactam a percepção e a execução dessas funções. A intenção é mostrar que, além das mudanças legais, é preciso superar tabus e estigmas culturais para que a prática docente atenda às demandas atuais da educação.
Keywords:
Tabus, Estereótipos, Pedagogos
References
ADORNO, T. W. Tabus acerca do magistério. In: ADORNO, T. W. (org.). Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar, 6ª reimpressão. Paz e Terra. São Paulo, 2011. p. 97-117.
MATO GROSSO (Estado). DECRETO Nº 723, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2020. Dispõe sobre processo de matrículas e de formação de turmas na Educação Básica, nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
MATOS, R. Redimensionamento na Educação é obrigação legal, de acordo com a Constituição Federal e com a LDB. SEDUC-MT. Publicado em 18 de Novembro de 2022 às 11h21min. Disponível em [link]. Acesso em: 28 jun. 2024.
MATO GROSSO (Estado). DECRETO Nº 723, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2020. Dispõe sobre processo de matrículas e de formação de turmas na Educação Básica, nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
MATOS, R. Redimensionamento na Educação é obrigação legal, de acordo com a Constituição Federal e com a LDB. SEDUC-MT. Publicado em 18 de Novembro de 2022 às 11h21min. Disponível em [link]. Acesso em: 28 jun. 2024.
Published
2024-11-11
How to Cite
ROCHA, Rosenir da Conceição; SOUZA, Évy Thaynne dos Anjos; ARAUJO, Makolyn Silva.
Transformations in Teaching: Rethinking the Role of the Pedagogue in Modern Education Based on Critical Theory. In: EDUCATION SEMINAR (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 193-202.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32670.
