Notas sobre Educação Infantil e Cultura Digital
Resumo
O texto apresenta reflexões sobre educação infantil e cultura digital, com olhar para educação escolar e a formação cidadã. A análise discorre sobre a imersão de crianças pequenas nas práticas da CD e a divergência entre, especialistas, familiares, professores e governantes, sobre o uso de artefatos digitais. O método foi bibliográfico e a escolha do tema e perspectivas vem no escopo das discussões realizadas no Grupo de Pesquisa Laboratório de estudo sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação LêTece, e, em diálogo com o Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e escrita na Infância GEPLOLEI - UFMT.
Palavras-chave:
Educação Infantil, Cultura Digital, Formação Cidadã
Referências
BUCKINGHAM, David. Crescer na Era das Mídias: após a morte da infância. Tradução de Gilka Girardello e Isabel Orofino. Florianópolis. 2006. Título original: After the death of childhood: growing up in the age of eletronic media.
BRASIL. Lei 8.069/1990. Estatuto da criança e do adolescente. – Brasília: Senado Federal, 1990.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº. 5/2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DESMURGET, Michel. A Fábrica de Cretinos Digitais: os perigos das telas para nossas crianças/ Michel Desmurget; tradução Mauro Pinheiro – São Paulo: Vestígio, 2021.
MATO GROSSO. Lei nº 10.232, de 29 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
SETZER, Valdemar W. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações. Disponível em [link] Acesso em: 01 Out. 2024.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, Danilo. Garcia. da. Notas sobre a Educação no Digital, A Pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–11, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14076. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 set. 2024.
VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, 5ª.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
BRASIL. Lei 8.069/1990. Estatuto da criança e do adolescente. – Brasília: Senado Federal, 1990.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº. 5/2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DESMURGET, Michel. A Fábrica de Cretinos Digitais: os perigos das telas para nossas crianças/ Michel Desmurget; tradução Mauro Pinheiro – São Paulo: Vestígio, 2021.
MATO GROSSO. Lei nº 10.232, de 29 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
SETZER, Valdemar W. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações. Disponível em [link] Acesso em: 01 Out. 2024.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, Danilo. Garcia. da. Notas sobre a Educação no Digital, A Pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–11, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14076. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 set. 2024.
VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, 5ª.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
VIERA, Elaine Cristina dos Reis; PEREIRA, Bárbara Cortella; SILVA, Danilo Garcia da.
Notas sobre Educação Infantil e Cultura Digital. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 400-409.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32693.