Novas Ferramentas, Novas Possibilidades: Experiências Reais de Uso de Tecnologias na Educação
Resumo
Este artigo relata a experiência de um projeto didático desenvolvido com uma turma de 5º ano em uma escola pública de Cuiabá, em 2022, focado na solução de problemas de mobilidade urbana no entorno da unidade educacional. Embora inserido no Programa "A União Faz a Vida", o projeto se aproxima da ideia do "Tema Gerador" de Paulo Freire. A pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de campo, demonstra que, apesar dos desafios estruturais da escola, as tecnologias digitais, orientadas pelo docente, foram essenciais para o desenvolvimento do projeto, promovendo interação e ampliando as possibilidades de aprendizagem.
Palavras-chave:
Dialogicidade da educação, Educação autêntica, Educação problematizadora
Referências
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
OLIVEIRA, Leticia de; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes.
Novas Ferramentas, Novas Possibilidades: Experiências Reais de Uso de Tecnologias na Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 410-419.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32694.