Interações e Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil
Resumo
Este artigo tem como finalidade principal apontar de forma resumida e prática que as Interações e brincadeiras presentes na Base Nacional Comum Curricular possuem elementos que, dentro de um trabalho pedagogicamente estruturado podem facilitar experiencias concretas que levem ao desenvolvimento integral e integrador de crianças pequenas que frequentam as instituições de ensino. Buscar elementos que aponte a importância das interações e brincadeiras como direitos da criança. Focado na pesquisa documental, no contexto do desenvolvimento integral da criança em idade de pré escola e seus impactos na relação criança, professor e instituição. Lembrando a especificidade desta etapa da vida humana. Por meio de análise documental busca-se elencar princípios e temáticas da BNCC, no cotidiano da escola que atende crianças pequenas.
Palavras-chave:
BNCC, Educação Infantil, Desenvolvimento integral
Referências
ABRADOS, Isabel. Orientação Infantil. Vozes, Petrópolis - RJ, 1980.4a Ed
BROUGÉRE. G. Os brinquedos e a socialização da criança. In. BROUGÉRE. G Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2008
LA TAILLE, Ynes. Piaget, Wigostiki e Wallon - teorias psicanalistas em discussão. Summous. São Paulo, 1992
VAYER, PIERRE. O diálogo corporal, a ação educativa para crianças de 02 a 06 anos. Manole. São Paulo, 1984
MIENIK, Isaac. O comportamento infantil, técnicas e métodos para entender a criança. IBRASA, São Paulo, 993, 3a Ed.
TIBA, Içami. Disciplina: Limite na Medida Certa, Gente.São Paulo, 1996. 8a Ed.
Sites Utilizados: [link] acessado aos 10/09/2021: 10:00
[link] – Acesso em 10/09/2021: 15:00
[link] Acesso em 10/09/2021 – 13:30
BROUGÉRE. G. Os brinquedos e a socialização da criança. In. BROUGÉRE. G Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2008
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MIENIK, Isaac. O comportamento infantil, técnicas e métodos para entender a criança. IBRASA, São Paulo, 993, 3a Ed.
TIBA, Içami. Disciplina: Limite na Medida Certa, Gente.São Paulo, 1996. 8a Ed.
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[link] – Acesso em 10/09/2021: 15:00
[link] Acesso em 10/09/2021 – 13:30
Publicado
11/11/2024
Como Citar
CIRINO, Cleci; FLORENTINO, Poliana Rodrigues.
Interações e Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 690-699.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32723.