Reflexões Iniciais sobre Pesquisa com Crianças a partir de Narrativas

  • Alessandra Silva de Souza UFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma UFMT

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de pesquisa e estudos bibliográficos realizados no Doutorado, em andamento, que objetiva analisar as narrativas de crianças diante das experiências com o ensino da matemática de uma escola pública municipal de Cuiabá-MT. O desenvolvimento da pesquisa dar-se-á inicialmente com estudos bibliográficos, acompanhamento das aulas de matemática e posteriormente com as narrativas dos estudantes. Os estudos realizados, até aqui, apresentam reflexões iniciais sobre o protagonismo das crianças no processo de aprendizagem, numa compreensão sobre como os contextos, avaliações e ensino interferem nos sentidos que as crianças atribuem à aprendizagem em matemática.
Palavras-chave: Matemática, Narrativas, Crianças

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Publicado
11/11/2024
SOUZA, Alessandra Silva de; PALMA, Rute Cristina Domingos da. Reflexões Iniciais sobre Pesquisa com Crianças a partir de Narrativas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 700-708. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32724.