Práticas Pedagógicas no Ensino de Matemática para Crianças
Resumo
Esta pesquisa aborda práticas pedagógicas pensadas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que buscam estratégias para contribuir com e para o desenvolvimento do raciocínio lógico e com a construção do conhecimento matemático da criança. O objetivo é explorar a importância de metodologias interativas no ensino de Matemática para crianças. A base desta pesquisa é bibliográfica. Para alcançar tal objetivo, o material utilizado foi separado de acordo com a abrangência do tema após realizar um levantamento bibliográfico sistematizado, buscando em livros e em trabalhos publicados sobre o tema em base de dados como Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPEs.
Palavras-chave:
Ensino, Jogos, Matemática
Referências
AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rienehart and Winston, 1968.
BONWELL, Charles.; EISON, James. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report No. 1. Washington, D.C.: George Washington University, 1991.
CANDAU, Vera Maria. (coord.). Novos rumos da licenciatura. In: Estudos e Debates 1 – Brasília: INEP; Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1988.
D`AMBROSIO, Ubiratam. Da realidade à ação. Campinas: Unicamp, 1986.
D’AMBROSIO, Ubiratam. Etnomatemática: elo entre as tradições e modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 p 23. (Coleção em Educação Matemática).
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.
MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOTSKY, Levy. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, Levy. A formação social da mente. São Paulo, Martins F
BONWELL, Charles.; EISON, James. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report No. 1. Washington, D.C.: George Washington University, 1991.
CANDAU, Vera Maria. (coord.). Novos rumos da licenciatura. In: Estudos e Debates 1 – Brasília: INEP; Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1988.
D`AMBROSIO, Ubiratam. Da realidade à ação. Campinas: Unicamp, 1986.
D’AMBROSIO, Ubiratam. Etnomatemática: elo entre as tradições e modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 p 23. (Coleção em Educação Matemática).
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.
MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOTSKY, Levy. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, Levy. A formação social da mente. São Paulo, Martins F
Publicado
11/11/2024
Como Citar
FORMAGIO, Cláudia Maria; MONTEIRO, Edenar Souza.
Práticas Pedagógicas no Ensino de Matemática para Crianças. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 734-742.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32728.