Modos de Leitura: Algumas Reflexões sobre o Ensino de Leitura em Aula de Língua Portuguesa
Resumo
O presente artigo visa refletir, a partir de dados extraídos de duas pesquisas realizadas no mestrado em Educação, na linha de Linguagem, como se dá o ensino da leitura nos anos finais do ensino fundamental, a fim de verificar os modos de ler evidenciados na prática dos docentes de língua portuguesa (LP). Para tal discussão, pautamo-nos na base de dados de Câmara (2023) e Santos (2021) e subsidiamos as análises em Cosson (2022), Solé (1998) e Colomer (2007) sobre o ensino de leitura. Assim, essa pesquisa qualitativa, de análise documental, tem (como) foco trazer a prática educativa de professores de LP.
Palavras-chave:
Modos de ler, Ensino de leitura, Aulas de LP
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008
CÂMARA,Jackeline. Leitura Literária em aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: gêneros, espaços e tratamentos. Dissertação ( Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondonópolis. Rondonópolis, 2023.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed., 6ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2022.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros. A leitura literária na escola. (Tradução Laura Sandroni). São Paulo: Global, 2007.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. Editora. São Paulo: Contexto, 2013.
_____. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SANTOS, Ana Patrícia. Concepções de Leitura sob a ótica de docentes de Língua Portuguesa do ensino fundamental – anos finais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis. Rondonópolis, 2021.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução SCHILLING, Claudia. 6. ed., Porto Alegre: Penso, 1998.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008
CÂMARA,Jackeline. Leitura Literária em aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: gêneros, espaços e tratamentos. Dissertação ( Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondonópolis. Rondonópolis, 2023.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed., 6ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2022.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros. A leitura literária na escola. (Tradução Laura Sandroni). São Paulo: Global, 2007.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. Editora. São Paulo: Contexto, 2013.
_____. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SANTOS, Ana Patrícia. Concepções de Leitura sob a ótica de docentes de Língua Portuguesa do ensino fundamental – anos finais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis. Rondonópolis, 2021.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução SCHILLING, Claudia. 6. ed., Porto Alegre: Penso, 1998.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
SANTOS, Ana Patrícia; CÂMARA, Jackeline; BERTOLDO, Sandra Regina F..
Modos de Leitura: Algumas Reflexões sobre o Ensino de Leitura em Aula de Língua Portuguesa. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 753-760.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32730.