O Ensino de Arte na Reforma do Novo Ensino Médio no Brasil: Implicações e Enfrentamentos

  • Paulo Oliveira UFG
  • Judikerle Oliveira Docente da rede municipal-Campo Verde-MT

Resumo


Este estudo tem o objetivo de investigar as implicações e enfretamentos no ensino da Arte a partir da reforma do Novo Ensino Médio com base nas Leis nº 13.415/2017 e Lei nº 14.945/2024. A análise busca compreender as percepções e os desafios enfrentados na Educação Básica na reflexão do impacto dessas reformas na prática do ensino de Arte no contexto escolar brasileiro para a formação integral dos alunos. A pesquisa destaca a importância da compreensão do processo histórico do ensino de Arte no Brasil para que possamos entender o atual lugar que foi relegado ao ensino do componente curricular de Arte no Ensino Médio e as diversas polêmicas/problemáticas resultantes da aprovação da Lei de Reforma do Ensino Médio e suas recentes alterações.
Palavras-chave: Ensino de Arte, Reforma do Ensino Médio, BNCC

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Publicado
11/11/2024
OLIVEIRA, Paulo; OLIVEIRA, Judikerle. O Ensino de Arte na Reforma do Novo Ensino Médio no Brasil: Implicações e Enfrentamentos. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 761-770. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32731.