Educação Sem Barreiras: a Luta por uma Escola para Todos

  • Angélica Gonçalves do Espírito Santo de Oliveira UFMT
  • Maria Margarida Barbosa de Sá Santos UFMT
  • Maria Luzia Costa Marques UFMT
  • Sebastiana Almeida Souza UFMT

Resumo


A inclusão escolar de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) demanda atenção por parte de políticas públicas e também de ações docentes no ambiente escolar. A formação de professores é uma política importante para pensar o ensino escolar de qualidade e inclusivo; dentre as possibilidades de formações, temos o Ensino Colaborativo. Este texto objetiva discutir sobre a formação continuada dos professores da educação básica e sua contribuição para a prática colaborativa na educação inclusiva. Espera-se que a reflexão apresentada possa colaborar para pensar a proposta do Ensino Colaborativo na formação de professores no âmbito escolar inclusivo.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

CAPELLINI, V. L. M. F.; ZERBATO, A. P. O que é Ensino Colaborativo?. São Paulo: Edicon 2019.

COSTA, Maria Izabel Sanches; IANNI, Aurea Maria Zöllner. Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica. Editora UFABC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 02 de out. 2024.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIJARRO, María Rosa Blanco. Inclusão: um desafio para os sistemas educacionais. MEC. Ministério da Educação. Ensaios Pedagógicos: Construindo Escolas Inclusivas. Brasília: MEC, SEESP, p. 7-14, 2005.

VIRALONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUFSCar, 2023.

NÓVOA, A. Profissão professor. Portugal: Porto Editora,1999.

RABELO, L. C. C. Ensino colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. 200 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2012.

SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas (org.). 2. ed., São Paulo: Cortez, 2008.

SILVEIRA, D. T.; CODORVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. P. 31-42.

UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de mar. de 2024
Publicado
11/11/2024
OLIVEIRA, Angélica Gonçalves do Espírito Santo de; SANTOS, Maria Margarida Barbosa de Sá; MARQUES, Maria Luzia Costa; SOUZA, Sebastiana Almeida. Educação Sem Barreiras: a Luta por uma Escola para Todos. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 810-818. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32736.