Produção de Sentidos no Currículo Escolar a partir de Jogos Didáticos Eletrônicos

  • Amanda Yasmin Cezarino UFMT
  • Ozerina Victor de Oliveira UFMT

Resumo


Este estudo visa compreender a experiência de professoras de uma escola pública inclusiva da rede municipal de Cuiabá–MT na adoção de jogos didáticos eletrônicos no currículo escolar. Os dados foram obtidos a partir de diálogos com professoras sobre o uso inicial dos jogos com seus estudantes. Os resultados indicam que os jogos didáticos eletrônicos potencializam a experiência curricular dos sujeitos que deles tomam conhecimento produzindo uma profusão de sentidos particulares e coletivos; enfrenta desafios no que se refere ao tempo destinado a organização das atividades envolvendo-os e também ao excesso de trabalho.
Palavras-chave: Currículo, Inovação, Inclusão

Referências

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias de currículo [livro eletrônico] / Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo. -- 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013.

FELTRIN, M.G.P. Currículo e Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: produção coletiva de artefato cultural e suas mediações pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Em Educação, Cuiabá, 2022. Disponível em: [link] Acesso em: 05 ago. 2024.

FELTRIN, M.G.P, OLIVEIRA, O.V. SANTÍLIO, P.F, Tecnologia Assistiva, Inovação Curricular e Ensino Aprendizagem de Estudantes Autistas. In: Seminário Web Currículo, 7. São Paulo: PUC, 2021

PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de. & SOARES, Flávia Karla. Jogos Eletrônicos e a Inclusão da Criança com Deficiência na Escola. Polyphonía, v. 31/2, jul.-dez. 2020.
Publicado
11/11/2024
CEZARINO, Amanda Yasmin; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Produção de Sentidos no Currículo Escolar a partir de Jogos Didáticos Eletrônicos. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 819-828. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32737.