A Atuação do Docente em Geografia na Educação Básica
Resumo
O texto apresenta uma compreensão da prática docente. Objetiva demonstrar a contribuição da disciplina Didática para o ensino de Geografia para a formação discente do curso de Geografia Licenciatura da UFMT. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e entrevista estruturada com um docente da educação básica. Os resultados demonstraram que a proposta da pesquisa proporciona subsídios para profissionais da educação, a partir da discussão dos documentos norteadores da educação aliada às experiências vivenciadas nas unidades escolares, possam debater e constituir propostas viáveis diante dos desafios da docência.
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Prática docente, Metodologia e aprendizagem ativa
Referências
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CALLAI, H. C. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino? Revista: Terra Livre, n. 16. (p. 133-152). São Paulo, 2001.
KOCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 8. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. P, 211-212.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, 2015, p 89.
MARCONI, M. De A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, R.- Pensar e ser em Geografia: ensaios de história e, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2013.
RICHARDSON, R. J. (Org.). Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, L. A. P. Dificuldades de aprendizagem no ensino de geografia no 7º ano da U.E. Florisa Silva em Canto do Buriti-PI. Pesquisar, v. 1, n. 2, out. 2014, p. 77-96.
CALLAI, H. C. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino? Revista: Terra Livre, n. 16. (p. 133-152). São Paulo, 2001.
KOCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 8. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. P, 211-212.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, 2015, p 89.
MARCONI, M. De A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, R.- Pensar e ser em Geografia: ensaios de história e, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2013.
RICHARDSON, R. J. (Org.). Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, L. A. P. Dificuldades de aprendizagem no ensino de geografia no 7º ano da U.E. Florisa Silva em Canto do Buriti-PI. Pesquisar, v. 1, n. 2, out. 2014, p. 77-96.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
QUEIROZ, Adelson de Oliveira; ASEVEDO, Tayrone Roger Antunes de; OLIVEIRA, Meire Rose dos Anjos.
A Atuação do Docente em Geografia na Educação Básica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 859-867.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32741.