A Pesquisa-Ação como Ferramenta de Formação Continuada Inovadora no ProfSocio

  • Oseias Carmo Neves UNEMAT
  • Ilza Rodrigues Pereira Lucena Docente da Rede Estadual-Sinop-MT / UNEMAT

Resumo


Este artigo tem como objetivo explorar a utilização da pesquisa-ação como ferramenta de formação continuada no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio), assim como mapear suas potencialidades para o ensino de Sociologia na educação básica. Por meio de uma revisão de literatura, examina os conceitos fundamentais da pesquisa-ação, sua aplicação no contexto educacional e as contribuições dessa metodologia para a formação continuada dos professores. Os resultados indicam que a pesquisa-ação ao integrar pesquisa e prática docente, contribui para o aprimoramento das estratégias de ensino e para o fortalecimento do papel do professor como agente de transformação social. Conclui-se que essa metodologia, associada ao ProfSocio, tem grande potencial para qualificar o ensino de Sociologia, promovendo uma prática pedagógica mais reflexiva, contextualizada e inovadora.

Palavras-chave: Pesquisa-ação, ProfSocio, Formação Continuada

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Publicado
11/11/2024
NEVES, Oseias Carmo; LUCENA, Ilza Rodrigues Pereira. A Pesquisa-Ação como Ferramenta de Formação Continuada Inovadora no ProfSocio. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 876-885. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32743.