Formação de Professores à Luz de Nóvoa e Tardif

  • Edna Nonato Santana UFR
  • Dominique Junior Vais UFR
  • Simone da Silva Reis UFR
  • Vanuza Santana Pereira Melo UFR
  • Lilia Liciele Vieira Moreira UFR

Resumo


O objetivo geral do estudo consiste em discutir a formação de professores à luz dos ensinamentos de Nóvoa e Tardif. É um estudo bibliográfico, explicativo e qualitativo. A prática investigativa permitiu constatar que o ideário de Nóvoa sobre a formação docente defende uma aproximação mais consistente entre as formações e a prática do trabalho professoral. Já a concepção de Tardif é assentada em saberes, de maneira que a soma de conhecimentos técnicos e didáticos com as vivências dos professores é fundamental para que o trabalho docente se consolide e se reflita nas práticas pedagógicas e no aprendizado dos alunos.
Palavras-chave: Práxis, Saberes, Docência

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Publicado
11/11/2024
SANTANA, Edna Nonato; VAIS, Dominique Junior; REIS, Simone da Silva; MELO, Vanuza Santana Pereira; MOREIRA, Lilia Liciele Vieira. Formação de Professores à Luz de Nóvoa e Tardif. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 904-911. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32746.