Formação de Professores no Brasil: História, Desafios e Perspectivas para o Futuro

  • Éverton Santos Docente da rede estadual-Porto Velho-RO
  • Kátia Farias UNIR

Resumo


O objetivo deste texto é apresentar uma análise histórica das transformações ocorridas no campo da formação de professores no Brasil. Trata-se de um relato de experiência, a partir de narrativas emergidas na disciplina “Formação de Professores e Trabalho Docente”, ministrada no Programa de Pós Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia. Por meio da polifonia de vozes lançadas, buscou-se entender quais os principais desafios da formação de professores. Os diálogos constituídos nas discussões apresentam evoluções no campo da formação de professores, na medida em que cresce o interesse por práticas de reflexão coletiva.
Palavras-chave: Formação de professores, Prática docente, Modelos curriculares

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Publicado
11/11/2024
SANTOS, Éverton; FARIAS, Kátia. Formação de Professores no Brasil: História, Desafios e Perspectivas para o Futuro. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 921-930. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32748.