Vozes Negras em Destaque: Celebrando a Diversidade no IFMT Campus São Vicente

  • Cristóvão Domingos de Almeida UFMT
  • Cleusa Albilia de Almeida IFMT
  • Viviane dos Santos Almeida IFMT
  • Acimar da Costa Magalhães UFMT

Resumo


Vozes Negras em Destaque" é uma iniciativa do IFMT - campus São Vicente, voltada para a celebração e valorização da diversidade cultural e étnica. O objetivo principal é promover a inclusão e o reconhecimento das contribuições históricas, sociais e culturais da população negra, com especial ênfase na comunidade quilombola, indígena e de mulheres negras. Através de palestras, workshops, exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas, o projeto busca criar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões raciais, identidade, e direitos humanos. Pretende-se dar visibilidade às histórias e narrativas que muitas vezes são marginalizadas, proporcionando um ambiente de aprendizagem e respeito à diversidade.

Palavras-chave: Diversidade, Identidade, Ancestralidade

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: a teoria do pensamento social. São Paulo: Selo Negro, 2009.

GOMES, Nilma Lino. A educação inclusiva no contexto das políticas públicas brasileiras: trajetória e desafios. In: GOMES, Nilma Lino. (Org.). Educação, identidade negra e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 125-138.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. O professor negro e a formação de professores para uma educação antirracista. In: GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. (Orgs.). Relações raciais e educação: coletânea de textos. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2004. p. 187-201.

BRASIL. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
Publicado
11/11/2024
ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; ALMEIDA, Cleusa Albilia de; ALMEIDA, Viviane dos Santos; MAGALHÃES, Acimar da Costa. Vozes Negras em Destaque: Celebrando a Diversidade no IFMT Campus São Vicente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1100-1107. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32767.