Desafios das Tecnologias Digitais na Educação do/no Campo Durante a Pandemia: uma Reflexão sobre Inclusão Social

  • Raque Ramos Alves UFMT
  • Elisangela Maria de Amorim UFMT

Resumo


Esta pesquisa apresenta duas dissertações de mestrado, realizadas em parceria, que exploram as percepções de professores e alunos da Escola Estadual do Campo São José sobre Mudanças Climáticas e Racismo Ambiental. A investigação analisa a visão dos docentes sobre Educação Ambiental Crítica e Injustiças Climáticas, além da percepção dos estudantes da EJA acerca do Racismo Ambiental, evidenciando as desigualdades enfrentadas pelas comunidades rurais. Com abordagem qualitativa de estudo de caso, os trabalhos revelaram a desconexão entre a escola e a comunidade, acentuada pela pandemia, que exigiu o distanciamento social, levando ao uso de tecnologias digitais como recursos para o ensino remoto.

Palavras-chave: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Racismo Ambiental

Referências

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Publicado
11/11/2024
ALVES, Raque Ramos; AMORIM, Elisangela Maria de. Desafios das Tecnologias Digitais na Educação do/no Campo Durante a Pandemia: uma Reflexão sobre Inclusão Social. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1236-1244. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32782.