Khan Academy e a BNCC: um Olhar nas Videoaulas do 8° Ano do Ensino Fundamental da Área de Probabilidade e Estatística
Resumo
A pesquisa realizou uma análise da plataforma Khan Academy, com foco na turma do 8º do ensino fundamental, no conteúdo de Probabilidade e Estatística, sob o título "Khan Academy e a BNCC: um olhar nas videoaulas da área de probabilidade e estatística", a pesquisa tem a seguinte pergunta diretriz: “Será que as videoaulas da área de probabilidade e estatística do 8º ano estão alinhadas com as habilidades da BNCC? ”. Uma abordagem de pesquisa qualitativa, foi escolhida para possibilitar uma análise mais aprofundada dos dados coletados. As análises desvendaram que a plataforma apresenta uma relação parcial com a BNCC.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes. Sequência de ensino [recurso eletrônico]: Estatística e Probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: EDUTFPR, 2021.
KHAN, Salman Amin. KHAN ACADEMY. Página oficial. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de mai de 2023.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. FORNER, Régis. Um Olhar Freireano para a Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revista Olhar de Professor, vol. 23. Universidade Estadual de Ponta Grossa: Ponta Grossa, 2020SANTOS, Renan Pereira.
SOUSA, Antônio Carlos Bastos. Khan Academy o Ensino Aprendizagem de Matemática para Além da Sala de Aula. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de mai de 2023.
SANTOS, Welvesley. KHAN ACADEMY E O FACEBOOK COMO AMBIENTES VIRTUAIS PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA. 2017. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de mai de 2023.
SILVA, Tatiane Moura da. AS COMPETÊNCIAS DA BNCC E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista Pedagogia em Ação, v.18, n.1 (1 sem. 2022). Disponível em: [link]. Acesso em 20 de mai de 2023
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa Vilaça. ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO: 2016.