A Interação de Alunos Venezuelanos em Escolas Estaduais de Cuiabá-MT
Resumo
Investiga-se a interação de alunos venezuelanos em escolas estaduais de Cuiabá-MT, utilizando a teoria de Pierre Bourdieu como referencial analítico. A noção de habitus (BOURDIEU, 1990), é crucial para entender como as disposições adquiridas pelos alunos ao longo de suas experiências moldam suas práticas e interações. O habitus dos alunos venezuelanos, formado em um contexto sociocultural distinto, pode gerar tensões nas interações com colegas locais que possuem um habitus diferente, resultando em um processo complexo de adaptação e resistência. A pesquisa de cunho bibliográfico e documental, sugere que as políticas educacionais inclusivas devem ser implementadas para reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos alunos venezuelanos.
Palavras-chave:
Migração, Educação, Política Educacional
Referências
AINSCOw, M.; BOOTH, T.; DYSON, A. Improving Schools, Developing Inclusion. Routledge, 2012.
BANKS, J. A. Cultural Diversity and Education: Foundations, Curriculum and Teaching. Routledge, 2016.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
___________. The Logic of Practice. Stanford: Stanford University Press, 1990.
___________. The State Nobility: Elite Schools in the Field of Power. Stanford: Stanford University Press, 1996.
___________. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp, 1979.
___________. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
___________. Esboço para uma Teoria da Prática. Campinas: Papirus, 1977.
___________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
DELPIT, L. D. Other People's Children: Cultural Conflict in the Classroom. New Press, 2012.
FURTADO, Rafael Masson. O direito à educação e à inclusão de alunos refugiados em uma escola estadual de Cuiabá-MT. 2021. 145 p.
GAY, G. Culturally Responsive Teaching: Theory, Research, and Practice. Teachers College Press, 2010.
SEDUC/SAGR/SGESC/COGREDE/NDIE/CENSOESCOLAR/MT BI/GED 30AA 22/04/2024.
UNESCO. The Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and Education - All Means All. UNESCO Publishing, 2019.
BANKS, J. A. Cultural Diversity and Education: Foundations, Curriculum and Teaching. Routledge, 2016.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
___________. The Logic of Practice. Stanford: Stanford University Press, 1990.
___________. The State Nobility: Elite Schools in the Field of Power. Stanford: Stanford University Press, 1996.
___________. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp, 1979.
___________. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
___________. Esboço para uma Teoria da Prática. Campinas: Papirus, 1977.
___________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
DELPIT, L. D. Other People's Children: Cultural Conflict in the Classroom. New Press, 2012.
FURTADO, Rafael Masson. O direito à educação e à inclusão de alunos refugiados em uma escola estadual de Cuiabá-MT. 2021. 145 p.
GAY, G. Culturally Responsive Teaching: Theory, Research, and Practice. Teachers College Press, 2010.
SEDUC/SAGR/SGESC/COGREDE/NDIE/CENSOESCOLAR/MT BI/GED 30AA 22/04/2024.
UNESCO. The Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and Education - All Means All. UNESCO Publishing, 2019.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Campos de; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de.
A Interação de Alunos Venezuelanos em Escolas Estaduais de Cuiabá-MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1344-1353.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32793.