Professores Pedagogos que Ensinam Matemática: a Formação Inicial e o Caminhar da Prática Docente

  • Kely Cristina da Silva SEDUC-MT

Resumo


Este artigo discute o tema Professores Pedagogos que Ensinam Matemática: A Formação Inicial e o Caminhar da Prática Docente. Trata-se de um recorte dos dados produzidos no contexto de uma pesquisa qualitativa com professores pedagogos que ensinam matemática nos anos iniciais da Escola Estadual Governador Dante Martins de Oliveira no município de Várzea Grande/MT.Sendo assim, para que o professor consiga atender a essas curiosidades dos alunos e as orientações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conhecimento pedagógico deve estar interligado ao conhecimento dos conteúdos, ou seja, faz-se necessária uma pluralidade de saberes, como afirma Tardif (2014).
Palavras-chave: Formação Inicial, Formação Continuada, Prática Docente

Referências

BRASIL, CNE. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 3/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, homologado MEC em 21 de fevereiro de 2006. Brasília: CNE, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996

CARVALHO, D. L. Metodologia do Ensino da Matemática. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção em Educação Matemática, 1).

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2001.

GARCIA, C. M. Formación dei profesorado pare el cambio educativo. Barcelona: P.P.U., 1999.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Relatório de Pesquisa, DF: UNESCO, 2010. Morin (2011),

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1992.

NÓVOA, A. Os professores: em busca de uma autonomia perdida? Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991b. p. 521-531.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2020. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, p. 99-134, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
Publicado
11/11/2024
SILVA, Kely Cristina da. Professores Pedagogos que Ensinam Matemática: a Formação Inicial e o Caminhar da Prática Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1529-1538. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32812.