Formação Continuada em Escola de Tempo Integral
Resumo
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar como professores de uma escola de tempo integral de Mato Grosso percebem a formação continuada desenvolvida, sendo pesquisados doze professores e cinco gestores. Também se analisou Leis e Orientativos que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e no MT. Quanto ao marco teórico dialogamos com Nóvoa, Imbernón, Tardif e autores que discutem a mercantilização da educação. Evidenciou-se o processo formativo, centrado na escola, desenvolvido anteriormente a reformulação ocorrida em 2021. Conclui-se que há necessidade de se olhar para as necessidades formativas próprias dos professores de cada escola.
Referências
CARDOSO, Liliane S. Formação continuada para a apropriação das tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação e Novas Tecnologias) – Uninter, Curitiba, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2022.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FERREIRA, Maria E. MENDES, Celeste. Formação continuada: um instrumento de transformação na educação a partir da correlação teórico-prático no contexto escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [S.l], ano 6, ed. 12, v. 05, p. 32-49. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MAGALHÃES, Lígia K. C.; AZEVEDO, Leny C. S. S. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2022.
MATO GROSSO. Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998. Dispõe sobre a instituição do Sistema de Ensino de Mato Grosso e dá outras providências. Cuiabá: Governo do Mato Grosso, 1998a.
MATO GROSSO. Lei Complementar nº 50, de 1o de outubro de 1998. Dispõe sobre a carreira dos profissionais da educação básica de Mato Grosso. Cuiabá: Governo do Mato Grosso, 1998b. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 mar. 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
NÓVOA, António. Vidas de professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, António. A revista do Professor. Escola nova, 2002.
NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019.
RIBEIRO, Josete M. C.; FIGUEIREDO, Geni C. A política de educação básica em Mato Grosso: efeitos sobre a oferta educacional remuneração e a valorização profissional. Cáceres: UNEMAT, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.